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http://localhost:8080/tede/handle/tede/286
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Educação financeira nas trilhas da inclusão no ensino fundamental I |
Autor: | Santos, Barbara Cristina Mathias dos |
Primeiro orientador: | Rodrigues, Chang Kuo |
Primeiro membro da banca: | Rodrigues, Chang Kuo |
Segundo membro da banca: | Puggian, Cleonice |
Terceiro membro da banca: | Reis, Haydea Maria Marino de Sant'anna |
Quarto membro da banca: | Menezes, Adriane Melo de Castro |
Resumo: | Esta pesquisa faz parte do Grupo de Pesquisa Investigações no Ensino de Matemática e Ciências e tem como objetivo apresentar um estudo de caso desenvolvido em uma escola municipal de Duque de Caxias, estado do Rio de Janeiro, cujos participantes são crianças com deficiência intelectual leve e/ou moderada, matriculadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esse estudo de caso foi realizado por meio de aplicação de atividades ligadas à temática da Educação Financeira Escolar. A inclusão de pessoas com deficiência é uma realidade em vários setores da atividade humana, inclusive cada uma delas tem seu direito legal em firmar-se no mercado de trabalho enquanto adultos e, por isso, educar financeiramente é proporcionar-lhes qualidade de vida. A pesquisa ocorreu por meio da aplicação de atividades didáticas adaptadas envolvendo temáticas sobre o valor das coisas, economia e sustentabilidade. Essa pesquisa de mestrado profissional gerou um produto educacional, em forma de um livreto interativo contendo situações que envolvem a tomada de decisão em relação ao melhor uso dos recursos financeiros, com o intuito de instrumentalizar a ação docente com o público infantil e especial. |
Abstract: | This research is part of the “Studies on Mathematics and Science Teaching Research Group” and aims to present a case study carried out at a municipal school in Duque de Caxias, in the State of Rio de Janeiro, Brazil. The individuals who took part in it are children with mild to moderate intellectual disability who are enrolled in the initial years of Primary School. The case study was performed by means of implementing activities related to the theme of School Financial Education. The inclusion of people with disabilities is a reality in different fields of human activity, and each such individual is legally entitled to adequate placement in the job market as an adult. Financial education is therefore a way of assuring them good quality of life. This Professional Master‟s Degree research resulted in an educational product, in the format of a booklet, with the goal of providing an adequate tool for teachers working with children and special needs students. |
Palavras-chave: | Educação Matemática – Estudo e ensino Educação financeira Deficiência intelectual |
Área(s) do CNPq: | EDUCAÇÃO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Grande Rio |
Sigla da instituição: | UNIGRANRIO |
Departamento: | Unigranrio::Ensino das Ciências |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências |
Citação: | SANTOS, Barbara Cristina Mathias dos. Educação financeira nas trilhas da inclusão no ensino fundamental I. 2017. 89 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências na Educação Básica) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Duque de Caxias, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/286 |
Data de defesa: | 15-Mar-2017 |
Aparece nas coleções: | Coleção de Pós-Graduação em Ensino das Ciências |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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