Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/287
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Gênero digital: o Blog no contexto escolar: uma proposta pedagógica para a promoção do letramento digital |
Autor: | Santos, Margareth Maura dos |
Primeiro orientador: | VILAÇA, Márcio Luiz Corrêa |
Primeiro membro da banca: | Fortuna, Daniele Ribeiro |
Segundo membro da banca: | Rocha , José Geraldo da |
Terceiro membro da banca: | Botelho, José Mário |
Quarto membro da banca: | Medina Filho, Antonio Luiz de |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo investigar sobre a abordagem dos gêneros digitais, em específico, o Blog nos ensino fundamental e ensino médio. Após verificar alguns livros didáticos e consultar trabalhos acadêmicos como, dissertações e teses, assim como conversas de professores de língua portuguesa, surgiu o interesse em realizar esta pesquisa no intuito de corroborar para uma educação inclusiva, a qual propicie ao aluno e ao professor a integrarem-se aos meios tecnológicos e comunicacionais da modernidade. A metodologia adotada nessa pesquisa foi de base qualitativa, foram realizadas entrevistas e aplicado um questionário via Google Docs, onde professores de língua portuguesa dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais puderam participar e contribuir com esse estudo. Considerando o avanço das novas tecnologias de informação e comunicação em que cada vez mais jovens encontramse conectados e em meio a uma diversidade de gêneros digitais, a pesquisa investigou como os professores abordam os gêneros digitais em sala de aula em específico o Blog e suas perspectivas em trabalhar com esse gênero no âmbito do uso da linguagem. Ainda as implicações pedagógicas que levam a formação dos professores para a promoção do letramento digital. Os resultados evidenciaram que os professores devem aprimorar seu conhecimento acerca dos gêneros digitais, para poderem indicar estratégias e fazer com que os alunos compreendam a real utilidade da língua nas práticas sociais em que eles estão inseridos. É possível, portanto, afirmar que ao abordar o gênero digital Blog em sala de aula faz com que os alunos passem a apropriar sua língua materna e organizar seu discurso num determinado contexto e desenvolva diversas competências e habilidades. |
Abstract: | This study has the goal to investigate about the approach Digital Genre, especially, the Blog, in the Elementary school and High school. After, verifying some schoolbooks and reading some academic studies like thesis, as well talking to teachers of Portuguese, it came the interest to undertake this research in order to contribute for an inclusive education, that gives students and teachers the opportunity to insert the tecnologies and communications of this modernity in education. The methodology of reserarch was qualitative, one interviews and questionnaires were analyzed obtained through Google Docs, where the of teachers Portuguese the Brazilian States of Rio de Janeiro and Minas Gerais participated and they contributed for this study. Considering the new information and communication technologies, the students are connected and they have contact with a diversity of Digital Genres, this research investigated how the teachers treat the Digital Genres in the classrooms, in specific the Blog, and which are the perspectives of the teachers in working this Genre in real situations of language use practices. Moreover, pedagogical aspects that give the teacher training for promotion of Digital Literacy. The results pointed out that the teachers must improve the knowledge about the Digital Genres for them to demonstrate the strategies and to make the students to understand about the real finality of language on social. Therefore, it is possible to verify that introducing the Digital Genre Blog in the classes this makes possible for students to rase awareness of their language, and for them to manage organizing their discourses in a determinated context, and this way for them to develop many skills and abilities. |
Palavras-chave: | Educação Gêneros Digitais Letramento digital Blog |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Grande Rio |
Sigla da instituição: | UNIGRANRIO |
Departamento: | Unigranrio::Letras e Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas |
Citação: | Santos, Margareth Maura dos. Gênero digital: o Blog no contexto escolar: uma proposta pedagógica para a promoção do letramento digital. 2018. 158 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas) - Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/287 |
Data de defesa: | 3-Jul-2018 |
Aparece nas coleções: | Coleção de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARGARETH MAURA DOS SANTOS 2013.pdf | Dissertação completa | 1,85 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons