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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSobrinho, Patrícia Jerônimo-
dc.contributor.advisor1Fortuna, Daniele Ribeiro-
dc.contributor.referee1Silva, Renato da-
dc.contributor.referee2Bonetti, Marco Antonio-
dc.contributor.referee3Medina Filho, Antonio-
dc.date.accessioned2018-07-30T18:35:04Z-
dc.date.issued2013-05-15-
dc.identifier.citationSobrinho , Patrícia Jerônimo. Um estudo sobre as estratégias persuasivas na publicidade infantil televisiva. 2013.160 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas) - Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/288-
dc.description.resumoÉ cada vez mais comum, por meio da publicidade veiculada na televisão, crianças entrarem em contato com um universo de produtos (roupas, brinquedos, sapatos) e modelos de comportamento que são dotados de significados. A publicidade não está focada somente na venda de produtos e serviços, ela vende valores. É neste cenário que o trabalho objetiva investigar as estratégias persuasivas usadas na publicidade infantil, em especial nos comerciais de brinquedos, que ocupam uma porcentagem relativamente alta da publicidade destinada às crianças. Parte-se do pressuposto de que essas estratégias podem ser instrumentos eficientes e impulsionadores do consumo infantil e da construção de identidades. Para tanto, foi realizada uma coleta do material durante o ano de 2011, a partir de gravações de comerciais televisivos veiculados em dois canais abertos, com o intuito de identificar e analisar as estratégias persuasivas utilizadas pelas mesmas. As bases teóricas deste trabalho encontram respaldo: nas teorias sobre sociedade, consumo e identidade na contemporaneidade propostas por Bauman (2001), Featherstone (1995), Jameson (1993), Giddens (1991); nos estudos sobre infância, televisão e publicidade apresentados por Linn (2006), Sampaio (2002), Del Priore (1999), Mauad (1999) Góes e Florentino (1999) e Ariès (1981); e nos estudos sobre as estratégias persuasivas da publicidade destacados por Carrascoza (1999) e Figueiredo (2005).por
dc.description.abstractIt is increasingly more common, through advertising on television, that children come in contact with a universe of products (clothing, toys, footwear) and behavior models whicht are full of meaning. Publicity is not only focused on selling products and services, it also sells values. Under this background, the paper aims to investigate the persuasive strategies used in child publicity, specially those about toys which are present in a great percentage of the publicity directed to kids. These strategies can be efficient tools and also stimulate child consumerism and identity building. To do so, a gathering of advertisements was made during the year of 2011. They are recordings from two public tv channels made to identify and analize persuasive strategies used in them. The theoretical basis of this work are supported by theories about society, consumerism and identity contemporaneity proposed by Bauman (2001), Featherstone (1995), Jameson (1993), Giddens (1991); Studies about childhood, television and publicity presented by Linn (2006), Sampaio (2002), Del Priore (1999), Mauad (1999) Góes e Florentino (1999) e Ariès (1981); and Studies about the persuasive strategies of publicity highlighted by Carrascoza (1999) e Figueiredo (2005).eng
dc.description.provenanceSubmitted by Patricia Vieira Silva ([email protected]) on 2018-07-30T18:35:04Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Patrícia Jerônimo Sobrinho 2013.pdf: 2542508 bytes, checksum: fa9703d9862988a14b215c44d4f9edb6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-30T18:35:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Patrícia Jerônimo Sobrinho 2013.pdf: 2542508 bytes, checksum: fa9703d9862988a14b215c44d4f9edb6 (MD5) Previous issue date: 2013-05-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Grande Riopor
dc.publisher.departmentUnigranrio::Letras e Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIGRANRIOpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectDiferenciação do produtopor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectTelevisãopor
dc.subjectCrianças como consumidoraspor
dc.subjectIdentidade - Desenvolvimentopor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleUm estudo sobre as estratégias persuasivas na publicidade infantil televisivapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas

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