Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/289
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Pesquisas e práticas colaborativas na formação dos professores de matemática que atuam nos anos finais do ensino fundamental |
Autor: | Couto, Cristiane Pereira dos Santos |
Primeiro orientador: | Rodrigues, Chang Kuo |
Primeiro membro da banca: | Rodrigues, Chang Kuo |
Segundo membro da banca: | Lozano, Abel Rodolfo Garcia |
Terceiro membro da banca: | Miguel, João Rodrigues |
Quarto membro da banca: | Paiva, Ana Maria Severino de |
Resumo: | Este estudo tem como proposta uma análise sobre a formação continuada dos professores da Educação Básica que atuam nos anos finais do 2º segmento da Escola Básica, em especial os professores de Matemática, observando a realidade desse contexto. Apresenta como sugestão de formação continuada o compartilhamento de ideias de práticas colaborativas sob a forma de elaboração de oficinas, a partir de projetos oriundos do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências - PPGEC da Universidade do Grande Rio, estabelecendo um elo entre a Escola Básica e a Universidade, Como um elemento social de atuação e transformação, todo conhecimento produzido nesse sentido necessita ser democratizado em busca de um horizonte comum que tem como alvo orientar as variadas formas de se organizar o processo de ensino e aprendizagem, bem como refinar a formação do professor de Matemática. O presente estudo tem uma abordagem qualitativa, a partir de uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso de produtos educacionais disponíveis no último quadriênio do PPGEC da Universidade do Grande Rio. O produto educacional desta pesquisa propõe oficinas pedagógicas de forma a dar visibilidade aos produtos educacionais desenvolvidos no mestrado profissional, selecionados de acordo com a área pretendida – Matemática – e o público alvo – alunos e professores da rede básica de ensino dos anos finais do Ensino Fundamental – com o intuito de enriquecer a prática pedagógica do docente, bem como a aprendizagem do aluno. |
Abstract: | The purpose of this study is to analyze the continuing education of Primary School teachers who work in the final years of the 2nd Basic School segment, especially Mathematics teachers, observing the reality of this context. As a suggestion of continuous training, the sharing of ideas of collaborative practices in the form of workshops, based on projects from the Postgraduate Program in Science Teaching - PPGEC of the University of Grande Rio, establishing a link between the School As a social element of action and transformation, all knowledge produced in this sense needs to be democratized in search of a common horizon that aims to guide the various ways of organizing the process of teaching and learning, as well as refine the of the mathematics teacher. The present study has a qualitative approach, based on a bibliographical research and a case study of educational products available in the last quadrennium of the PPGEC of the University of Grande Rio. The educational product of this research proposes pedagogical workshops in order to give visibility to the educational products developed in the professional masters, selected according to the intended area - Mathematics - and the target public - students and teachers of the basic education network of the final years of Elementary School - with the aim of enriching the pedagogical practice of the teacher, as well as learning of the student. |
Palavras-chave: | Educação Matemática – Estudo e ensino Professores - Formação Ensino fundamental |
Área(s) do CNPq: | EDUCAÇÃO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Grande Rio |
Sigla da instituição: | UNIGRANRIO |
Departamento: | Unigranrio::Ensino das Ciências |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências |
Citação: | COUTO, Cristiane Pereira dos Santos. Pesquisas e práticas colaborativas na formação dos professores de matemática que atuam nos anos finais do ensino fundamental. 2017. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências na Educação Básica) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Duque de Caxias, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/289 |
Data de defesa: | 9-Out-2017 |
Aparece nas coleções: | Coleção de Pós-Graduação em Ensino das Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cristiane Pereira dos Santos Couto.pdf | Completo | 2,11 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons