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dc.creatorPinto, Valessa Leal Lessa de Sá-
dc.contributor.advisor1Lozano, Abel Rodolfo Garcia-
dc.contributor.advisor-co1Reis, Haydéa Maria Marino Sant’Anna-
dc.contributor.referee1Lozano, Abel Rodolfo Garcia-
dc.contributor.referee2Reis, Haydéa Maria Marino Sant’Anna-
dc.contributor.referee3Friedmann, Clicia Valladares Peixoto-
dc.contributor.referee4Almeida, Maria de Fátima Lins Barbosa de Paiva-
dc.date.accessioned2016-06-09T23:46:00Z-
dc.date.issued2010-09-30-
dc.identifier.citationPinto, Valessa Leal Lessa de Sá. Formação matemática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental e suas compreensões sobre os conceitos básicos da aritmética.. 2010. 173 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/28-
dc.description.resumoO presente trabalho é um estudo de caso definido a partir de indagações sobre dificuldades no processo de ensino-aprendizagem da Matemática, especialmente nos primeiros anos do Ensino Fundamental. A pesquisa foi direcionada ao entendimento de conteúdos matemáticos pelos professores que atuam nos anos iniciais, pois eles não têm formação específica e carregam a grande responsabilidade de ensinar os primeiros conceitos matemáticos às crianças. O objetivo geral do trabalho foi analisar as compreensões desses professores em relação à Matemática e aos conceitos básicos da Aritmética. Como suporte, a pesquisa apresentou um referencial teórico dividido em dois eixos. O primeiro abordou considerações sobre a formação matemática no Curso Normal e conhecimentos dos professores sobre os conceitos aritméticos. O segundo tratou da construção do pensamento lógico-matemático e do desenvolvimento da abstração segundo Piaget e da Aritmética nas avaliações da Educação Básica em Matemática. A investigação teve enfoque na abordagem qualitativa e foi realizada com 27 professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de um colégio particular localizado no município de São João de Meriti, estado do Rio de Janeiro. Todas as professoras que participaram do estudo se formaram no Curso Normal desta mesma instituição. Os instrumentos da apreciação foram: questionário, observação participante nos encontros, observação direta na formação continuada, verificação dos planos de curso e entrevistas. A análise dos dados mostrou que as professoras necessitam aprofundar seus conhecimentos sobre o sistema de numeração decimal, as quatro operações fundamentais e as relações entre estes conceitos.por
dc.description.abstractThe present work is a case study built on indagations about difficulties in the mathematics teaching-learning process, especially in the first years of elementary school. The research focused on the formation for mathematics’ teachers who work in the initial series because these teachers do not have specific formation and carry the great responsibility of teaching first mathematical concepts to kids. The general aim of this study was to analyse those teachers’ comprehension about Mathematics and about the basic arithmetic concepts. To support the research a theoretical referential divided into two axles was presented. The former dealt with considerations about the mathematic formation during the Brazilian course of studier for teachers formation (called Curso Normal) and about the knowledge teachers have when it comes to arithmetic concepts. The latter dealt with the construction of the logical-mathematical thinking and of the development of abstract according to Piaget, as well as with Arithmetics in the evaluations of basic education in Math. The qualitative approach was adopted and the investigation was done with 27 female elementary school teachers who work with the initial series in a private school in São João de Meriti, Rio de Janeiro, Brazil. All the teachers who took part in the research graduated in the Curso Normal of the institution. The study was based on questionnaires, participative observation during the meetings, direct observation of continued formation, analysis of the course plans and interviews. Data show that teachers should deepen their knowledge about the decimal numeral system, the four fundamental operations and the relationship between these concepts.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Patricia Vieira Silva ([email protected]) on 2016-06-09T23:46:00Z No. of bitstreams: 1 Valessa Leal Lessa de Sá Pinto.pdf: 1689218 bytes, checksum: c18ef36c72a171e7e70d716989e01da5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-06-09T23:46:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Valessa Leal Lessa de Sá Pinto.pdf: 1689218 bytes, checksum: c18ef36c72a171e7e70d716989e01da5 (MD5) Previous issue date: 2010-09-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Grande Riopor
dc.publisher.departmentUnigranrio::Ensino das Ciênciaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIGRANRIOpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subjectEnsino Fundamentalpor
dc.subjectAritméticapor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleFormação matemática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental e suas compreensões sobre os conceitos básicos da aritméticapor
dc.typeDissertaçãopor
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