Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/291
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Tratamento das questões ambientais na escola: um trabalho de conscientização com alunos e professores no contexto da modelagem |
Autor: | Barrozo, Elane Cristina Guimarães Marinho |
Primeiro orientador: | Miguel, João Rodrigues |
Primeiro membro da banca: | Miguel, João Rodrigues |
Segundo membro da banca: | Victer, Eline das Flores |
Terceiro membro da banca: | Puggian, Cleonice |
Quarto membro da banca: | Barros, Ana Angélica Monteiro de |
Resumo: | Atualmente os padrões de vida da humanidade estão interferindo na qualidade do meio ambiente. O planeta vem sofrendo grandes impactos ambientais devido à exploração desmedida dos recursos naturais. Diante desse quadro, percebe-se a necessidade de desenvolver na sociedade uma sensibilidade para a preservação ambiental. A escola, embora não seja o único, pode ser considerado o principal meio para a formação de indivíduos responsáveis e conscientes dos seus direitos e deveres. O presente trabalho investigou como as questões ambientais são tratadas numa escola pública da Baixada Fluminense a fim de colaborar para o desenvolvimento do pensamento crítico entre alunos e professores. Para tanto, utilizou-se as contribuições da modelagem. A pesquisa foi desenvolvida em uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ensino e contou com a participação de 52 alunos e 22 professores do Colégio Estadual Parada Angélica – Duque de Caxias - RJ. Para a coleta de dados e evidências utilizou-se questionários de sondagem e uma caixa de sugestões, com a finalidade de identificar os temas ligados a esta área de maior interesse. Os resultados comprovam que a referida escola é aberta ao trabalho de educação ambiental, porém muitos professores relataram encontrar dificuldades em trabalhar essa temática de forma transversal, o que demonstra a necessidade de mais investimento em uma formação continuada para esses profissionais. As discussões geradas a partir do trabalho de modelagem contribuíram para a reflexão e para a troca de conhecimentos, o que propiciou como resultado, a criação de um jornal ambiental com notícias e informações sobre o meio ambiente e sobre os problemas relacionados a esse tema. Essa construção favoreceu o desenvolvimento de um trabalho coletivo e interdisciplinar, aumentando o interesse dos envolvidos pela pesquisa, leitura e escrita. Além do jornal, os professores se comprometeram a desenvolver um projeto ambiental na escola a cada ano letivo. Entende-se que na medida em que a escola se torna suscetível ao diálogo e à leitura de mundo, os alunos são incentivados a desenvolver um pensamento crítico, de forma a atuarem como cidadãos responsáveis na sociedade em que vivem. O referido trabalho contribuiu para um maior esclarecimento sobre os problemas ambientais atuais e sobre as contribuições da modelagem no tratamento dessas questões. |
Abstract: | Today, mankind's living standards are interfering with the quality of the environment. The planet has been suffering major environmental impacts due to the excessive exploitation of natural resources. Faced with this picture, one can see the need to develop a sense of environmental preservation in society. Although not the only school, it can be considered the main means for the formation of individuals responsible and aware of their rights and duties. The present work investigated how environmental issues are treated in a public school in Baixada Fluminense in order to collaborate in the development of critical thinking among students and teachers. For that, the modeling contributions were used. The research was developed in a qualitative approach of the research-teaching type and counted with the participation of 52 students and 22 teachers of the Parada Angélica State College - Duque de Caxias - RJ. For the collection of data and evidence, survey questionnaires and a suggestion box were used to identify the themes related to this area of greatest interest. The results show that this school is open to the work of environmental education, but many teachers reported difficulties in working on this theme in a transversal way, which demonstrates the need for more investment in continuing education for these professionals. The discussions generated from the modeling work contributed to the reflection and the exchange of knowledge, which resulted in the creation of an environmental newspaper with news and information about the environment and related problems. This construction favored the development of a collective and interdisciplinary work, increasing the interest of those involved in research, reading and writing. In addition to the newspaper, teachers committed to develop an environmental project in school every school year. It is understood that to the extent that the school becomes susceptible to dialogue and world reading, students are encouraged to develop critical thinking in order to act as responsible citizens in the society in which they live. This work contributed to a greater clarification on current environmental problems and on the contributions of modeling in the treatment of these issues. |
Palavras-chave: | Educação Educação ambiental Ambientalismo Proteção ambiental |
Área(s) do CNPq: | EDUCAÇÃO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Grande Rio |
Sigla da instituição: | UNIGRANRIO |
Departamento: | Unigranrio::Ensino das Ciências |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências |
Citação: | BARROZO, Elane Cristina Guimarães Marinho. Tratamento das questões ambientais na escola: um trabalho de conscientização com alunos e professores no contexto da modelagem. 2017. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências na Educação Básica) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Duque de Caxias, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/291 |
Data de defesa: | 3-Abr-2017 |
Aparece nas coleções: | Coleção de Pós-Graduação em Ensino das Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Elane Cristina Guimaraes Marinho Barrozo.pdf | Completo | 3,93 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons