Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/293
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O uso de uma sequência didática na resolução de problemas como estratégia facilitadora do processo de ensino-aprendizagem de conceitos básicos da matemática |
Autor: | Sucupira, Iara da Silva |
Primeiro orientador: | Catarino, Giselle Faur de Castro |
Primeiro membro da banca: | Catarino, Giselle Faur de Castro |
Segundo membro da banca: | Victer, Eline das Flores |
Terceiro membro da banca: | Craveiro, Clarissa Bastos |
Quarto membro da banca: | Freitas, Adriano Vargas |
Resumo: | A pesquisa aqui apresentada procurou analisar a possibilidade de contribuição de uma sequência didática, por meio da resolução de problemas, como estratégia facilitadora do processo de ensino e de aprendizagem de frações. Tal estratégia foi elaborada pela pesquisadora em colaboração com professores de primeira série do Ensino Médio de uma escola técnica estadual da Rede FAETEC, Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro. Essa pesquisa utilizou como referenciais teóricos Maurice Tardif, com os saberes docentes, Lee S. Shulman, com o conhecimento pedagógico do conteúdo, e Antoni Zabala, com a prática educativa e sequência didática. A metodologia escolhida baseou-se na pesquisa colaborativa e contou com quatro professores. Para coleta de dados, utilizamos entrevistas e questionários que foram aplicados aos professores participantes da pesquisa, nossos sujeitos, focando sua formação e suas experiências profissionais. Em seguida foram realizados encontros que versaram sobre prática docente, estratégias de ensino, sequência didática e sua construção. Posteriormente, com a sequência didática construída, foi aplicado questionário para verificar se a participação na pesquisa e se os encontros com colegas da mesma disciplina para construção da estratégia foram produtivos, analisando ainda se tal recurso poderia facilitar ou não a prática pedagógica desses professores participantes, bem como para expor suas opiniões sobre os assuntos tratados na pesquisa. Os dados coletados e os resultados obtidos foram analisados qualitativamente por meio da Análise Textual Discursiva. Como produto desta pesquisa foi construído colaborativamente um livreto que apresenta uma Sequência Didática como possibilidade para professores utilizarem em sala de aula. Considerando as dificuldades relatadas pela maioria dos docentes em ministrar os conteúdos específicos de Matemática e o elevado índice de retenção na disciplina, espera-se que este estudo e o produto elaborado possam promover a discussão acerca da utilização da estratégia de uma sequência didática, com vistas à contribuição para a prática pedagógica dos docentes, trazendo benefícios à aprendizagem de conceitos matemáticos, neste caso frações, para os alunos. |
Abstract: | The present research sought to analyze the possibility of contributing a didactic sequence, through problem solving, as a strategy that facilitates the process of teaching and learning fractions. This strategy was elaborated by the researcher in collaboration with teachers of first grade of High School of a state technical school of FAETEC Network, Foundation of Support to the Technical School of the State of Rio de Janeiro, Brazil. This research used as theoretical references Maurice Tardif, with the teaching knowledge, Lee S. Shulman, with the pedagogical knowledge of the content, and Antoni Zabala, with the educational practice and didactic sequence. The methodology chosen was based on collaborative research and had four teachers. For data collection, we used interviews and questionnaires that were applied to the teachers participating in the research, our subjects, focusing on their training and their professional experiences. Then, meetings were held that dealt with teaching practice, teaching strategies, didactic sequence and its construction. Subsequently, with the didactic sequence constructed, a questionnaire was applied to verify if both the meetings and the participation in the research carried out with colleagues of the same discipline to construct the strategy were productive. The analysis was then made whether or not such a resource could facilitate the pedagogical practice of these participating teachers. These meetings also served to expose the opinions of the collaborators on the problems dealt with in the research. The data collected and the results obtained were analyzed qualitatively through the Discursive Textual Analysis. As a product of this research, a booklet was constructed collaboratively that presents a Didactic Sequence as a possibility for teachers to use in the classroom. In the research were considered the difficulties reported by the teachers in the teaching of the specific contents of mathematics and the high failure rate of the students of the discipline. With the research, is expected to promote discussion about the use of didactic sequence while teaching strategy, aiming to contribute to the pedagogical practice of teachers. It is hoped that the present research will bring benefits to students' learning of mathematical concepts, such as fractions in the case of this research. |
Palavras-chave: | Educação Matemática – Estudo e ensino Professores - Formação |
Área(s) do CNPq: | EDUCAÇÃO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Grande Rio |
Sigla da instituição: | UNIGRANRIO |
Departamento: | Unigranrio::Ensino das Ciências |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências |
Citação: | SUCUPIRA, Iara da Silva. O uso de uma sequência didática na resolução de problemas como estratégia facilitadora do processo de ensino-aprendizagem de conceitos básicos da matemática. 2017. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências na Educação Básica) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Duque de Caxias, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/293 |
Data de defesa: | 14-Jun-2017 |
Aparece nas coleções: | Coleção de Pós-Graduação em Ensino das Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Iara da Silva Sucupira.pdf | Completo | 1,38 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons