Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/296
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O grilo como modelo biológico didático vivo para o ensino de ciências em escolas do Estado Rio de Janeiro |
Autor: | Galvão, Luiz Antiogenes |
Primeiro orientador: | Praça, Andrea Velloso da Silveira |
Primeiro membro da banca: | Praça, Andrea Velloso da Silveira |
Segundo membro da banca: | Guedes, Patricia Gonçalves |
Terceiro membro da banca: | Rodrigues, Chang Kuo |
Quarto membro da banca: | Miguel, João Rodrigues |
Resumo: | Os insetos são animais adaptados e, apesar do seu pequeno tamanho, estão associados a diversos aspectos da vida do ser humano. Esses organismos desempenham importante papel na natureza, estabelecendo relações com os seres humanos, plantas e animais. Possuem grande importância educacional, pois são um modelo de fácil acesso que permite uma melhor compreensão sobre a biologia animal, além de promover a disseminação do conhecimento gerado dentro da Escola para a sociedade como um todo, onde os alunos são o principal veículo das informações. Diante disso, a presente pesquisa tem por objetivo caracterizar um modelo biológico vivo como recurso didático para as aulas de Ciências e Biologia. É uma pesquisa de caráter descritivo baseado nas sugestões de voluntários para reformulação e aprimoramento de um manual de criação de grilos, de modo que possibilite sua aplicabilidade de forma econômica e eficaz dentro da escola. O material biológico utilizado na pesquisa foi obtido por coleta (autorização SISBIO nº 49921-1 – anexo I) no mês de fevereiro de 2014 no terreno do CIEP 375 Wilson Grey, uma instituição pública, localizada no bairro Parque São Vicente, em Belford Roxo. A espécie Acheta domesticus (Linnaeus, 1758) é considerada cosmopolita, pertence à família Gryllidae e são onívoros. Foram coletados quatro indivíduos, dois casais que foram levados ao laboratório da UNIGRANRIO e utilizados como base para formação do plantel. Um manual de criação foi elaborado e submetido à avaliação de quatro colaboradores, que verificaram a aplicabilidade do mesmo. Algumas sugestões foram feitas pelos colaboradores a fim de incrementar o produto educacional desta dissertação. Acredita-se que este contribui para acrescentar novas oportunidades no Ensino de Ciências e Biologia, tornando as aulas mais dinâmicas e aprendizagem significativa mais efetiva. |
Abstract: | Insects are extremely successful animals and, despite their small size, are associated with various aspects of human life. These organisms play an important role in nature, establishing relationships with humans, plants and animals. They are of great educational importance because they are an easily accessible model that allows a better understanding of animal biology, as well as promoting the dissemination of the knowledge generated within the School to society as a whole, where students are the main vehicles of information. Therefore, the present research aims to characterize a living biological model as a didactic resource for Science and Biology classes. It is a descriptive research based on the suggestions of volunteers to reformulate and improve a cricket creation manual, so that it can be applied economically and effectively within the school. The biological material used in the research was obtained on February 2014 at CIEP Field 375 Wilson Gray, a public institution located in the Parque São Vicente neighborhood in Belford Roxo. The species Acheta domesticus (Linnaeus, 1758) is considered cosmopolitan, belongs to the Gryllidae family and is omnivorous. Four individuals were collected, two couples who were taken to the laboratory of UNIGRANRIO and used as a basis for formation of the establishment. A manual of creation was prepared and submitted to the evaluation of four employees, who verified the applicability of the same. Some suggestions were made by the collaborators in order to increase the educational product of this dissertation. It is believed that this contributes to add new opportunities in teaching science and biology, making classes more dynamic and meaningful learning more effective. |
Palavras-chave: | Educação Ciências Insetos |
Área(s) do CNPq: | EDUCAÇÃO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Grande Rio |
Sigla da instituição: | UNIGRANRIO |
Departamento: | Unigranrio::Ensino das Ciências |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências |
Citação: | GALVÃO, Luiz Antiogenes. O grilo como modelo biológico didático vivo para o ensino de ciências em escolas do Estado Rio de Janeiro. 2017. 51 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências na Educação Básica) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Duque de Caxias, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/296 |
Data de defesa: | 30-Ago-2017 |
Aparece nas coleções: | Coleção de Pós-Graduação em Ensino das Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luiz Antiogenes Galvao.pdf | Completo | 1,57 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons