Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/298
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Quezia de Oliveira Vargas da-
dc.contributor.advisor1Victer, Eline das Flores-
dc.contributor.referee1Victer, Eline das Flores-
dc.contributor.referee2Freitas, Adriano Vargas-
dc.contributor.referee3Puggian, Cleonice-
dc.contributor.referee4Lopes, Jurema Rosa-
dc.date.accessioned2018-08-01T17:41:00Z-
dc.date.issued2017-09-27-
dc.identifier.citationSILVA, Quezia de Oliveira Vargas da. O uso do Geogebra 3D e a aprendizagem significativa da geometria espacial no ensino médio. 2017. 74, [3] f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências na Educação Básica) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Duque de Caxias, 2017.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/298-
dc.description.resumoO presente trabalho retrata uma pesquisa realizada com estudantes da terceira série do ensino médio regular da rede estadual do Rio de Janeiro. O estudo admite, por base, a inserção do software GeoGebra 3D como recurso tecnológico a ser utilizado pelos alunos, onde se investiga sua contribuição para a Aprendizagem Significativa quanto aos conceitos da Geometria Espacial. O objetivo principal é buscar estratégias que potencializem o ensino de Geometria Espacial envolvendo os conceitos de prismas, pirâmides, cones, cilindros e esfera. apresentamos como objetivo específico a construção do produto educacional com a intenção de contribuir para o ensino de matemática na educação básica A metodologia está classificada como qualitativa de caráter exploratório. Observamos através dos procedimentos que é imprescindível a procura por atividades que despertem no aluno o desejo de adquirir conhecimentos geométricos, compreender significativamente tais conceitos e utilizá-los corretamente, o que requereu participação ativa dos estudantes, onde os mesmos protagonizam a ação pedagógica.por
dc.description.abstractThe present work presents a research carried out with third grade students of the regular high school of the state network of Rio de Janeiro. The study admits, by base, the insertion of the GeoGebra 3D software as a technological resource to be used by the students, where it is investigated its contribution to Significant Learning regarding the concepts of Space Geometry. The main objective is to search strategies that enhance the teaching of Space Geometry involving the concepts of prisms, pyramids, cones, cylinders and sphere. we present as a specific objective the construction of the educational product with the intention of contributing to the teaching of mathematics in basic education. The methodology is classified as qualitative of exploratory character. We observed through the procedures that it is essential to search for activities that arouse in the student the desire to acquire geometric knowledge, to understand these concepts significantly and to use them correctly, which required active participation of the students, where they carry out the pedagogical action.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Janser dos Santos Nascimento ([email protected]) on 2018-08-01T17:41:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Quezia de Oliveira Vargas da Silva.pdf: 2296636 bytes, checksum: 5906ce5cc9abab4adbe169abaea5d7b9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-01T17:41:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Quezia de Oliveira Vargas da Silva.pdf: 2296636 bytes, checksum: 5906ce5cc9abab4adbe169abaea5d7b9 (MD5) Previous issue date: 2017-09-27eng
dc.description.sponsorshipCNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Grande Riopor
dc.publisher.departmentUnigranrio::Ensino das Ciênciaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIGRANRIOpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopor
dc.subjectGeometriapor
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃOpor
dc.subject.cnpqENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICApor
dc.titleO uso do Geogebra 3D e a aprendizagem significativa da geometria espacial no ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Quezia de Oliveira Vargas da Silva.pdfCompleto2,24 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons