Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/299
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTeixeira, Rafael Motta-
dc.contributor.advisor1Victer, Eline das Flores-
dc.contributor.advisor2Silva, Júlio César da-
dc.contributor.referee1Victer, Eline das Flores-
dc.contributor.referee2Silva, Júlio César da-
dc.contributor.referee3Rodrigues, Chang Kuo-
dc.contributor.referee4Carvalho, Carlos Vitor de Alencar-
dc.contributor.referee5Dias, Maria Angela-
dc.date.accessioned2018-08-01T18:11:34Z-
dc.date.issued2017-08-23-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Rafael Motta. Geometria e construção civil: perspectivas de alunos do ensino fundamental de uma escola em Tanguá/RJ. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências na Educação Básica) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Duque de Caxias, 2017.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/299-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo principal investigar se o tácito saber de trabalhadores da Construção Civil pode auxiliar na aprendizagem da Geometria, no que tange à diferenciação entre sólidos e polígonos, de alunos de Ensino Fundamental regular, cursando o sétimo ano. Esta pesquisa foi fundamentada pela Teoria do Pensamento Geométrico de Van Hiele, e trabalhou-se com uma metodologia de pesquisa qualitativa fundamentada à luz da Engenharia Didática de Michèlle Artigue. Apuraram-se informações que validaram, como dados, o embasamento da pesquisa por meio de ações ocorridas em um universo cotidiano escolar dos alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental II de uma escola localizada no município de Tanguá, parte da periferia metropolitana do estado do Rio de Janeiro. Identificou-se, como resultado, que esse cotidiano profissional impactou positivamente o cotidiano escolar de aprendizado, contextualizado por meio de ações e fatos ocorridos em sala de aula que referenciaram os temas abordados no campo de diferenciação e caracterização de Sólidos e Polígonos Geométricos.por
dc.description.abstractThe main objective of this work is to investigate whether the tacit knowledge of Civil Construction workers can help the learning of Geometry, regarding the differentiation between solids and polygons, of regular elementary students in the seventh year; This work was based on Van Hiele's Theory of Geometric Thought, and a qualitative research methodology based on the Didactic Engineering of Michèlle Artigue was used. Information was verified that validated, as data, the basis of the research through actions that occurred in a daily school universe of the students of the second cycle (seventh year) of Elementary School II of a school located in the municipality of Tanguá, part of the metropolitan periphery of the state of Rio de Janeiro. It was identified, as a result of this research, that this professional daily life had a positive impact on the daily school learning, contextualized through actions and facts that occurred in the classroom that referenced the topics addressed in the field of differentiation and characterization of Solids and Geometric Polygons.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Janser dos Santos Nascimento ([email protected]) on 2018-08-01T18:11:34Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Rafael Motta Teixeira.pdf: 3500364 bytes, checksum: de880e03fcc1278e5ecd902974db7aae (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-01T18:11:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Rafael Motta Teixeira.pdf: 3500364 bytes, checksum: de880e03fcc1278e5ecd902974db7aae (MD5) Previous issue date: 2017-08-23eng
dc.description.sponsorshipCNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Grande Riopor
dc.publisher.departmentUnigranrio::Ensino das Ciênciaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIGRANRIOpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectConstrução civilpor
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃOpor
dc.titleGeometria e construção civil: perspectivas de alunos do ensino fundamental de uma escola em Tanguá/RJpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rafael Motta Teixeira.pdfCompleto3,42 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons