Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/30
Tipo do documento: Dissertação
Título: O significado social do ensino de língua estrangeira para alunos de escola pública
Autor: Santos, Ricardo Luiz dos
Primeiro orientador: Lopes, Jurema Rosa
Primeiro membro da banca: Lopes, Jurema Rosa
Segundo membro da banca: Lima, Alexandra Garcia Ferreira
Terceiro membro da banca: Montagner, Airto Ceolin
Quarto membro da banca: Félix, Idemburgo Pereira Frazão
Resumo: O presente trabalho desenvolve o argumento de que,nestes tempos de mundialização da comunicação, globalização da economia, planetarização das relações internacionais, novos desafios são lançados à escola. Entre eles, o desafio de colocar a meta da inserção/domínio, por parte dos educandos, no que diz respeito ao signo por excelência da “aldeia global”, ou seja, a comunicação. É no âmbito da comunicação, do intercâmbio entre povos e culturas, da informação globalizada a ser apreendida nas visões de mundo e recados transmitidos a partir dos interesses dos grupos políticos e econômicos a quem organicamente servem, que situamos a importância de se aprender língua(s) estrangeira(s). Língua estrangeira que, na etapa vivida hoje pelo globalismo, tem no inglês a sua vulgata mais expandida. Os objetivos do ensino de língua(s) estrangeira(s), priorizando-se como objeto de estudo, a língua inglesa, são situados no âmbito da concepção da linguagem como um fenômeno social e a noção do ensino/aprendizagem da mesma, conseqüentemente, é situada como uma prática cujos objetivos não recaem sobre a língua como um sistema fechado, mas como uma ferramenta na construção de uma consciência crítica dos usos que se fazem daquela língua em contextos sociais diversos O estudo abre também um debate sobre variáveis que interferem no processo de aprendizagem de sujeitos populares e analisa condições diferenciadas, enquanto ambiente educativo, em duas escolas públicas, condições que oportunizam ou dificultam a democratização do acesso à língua estrangeira, no âmbito da compreensão já explicitada.
Abstract: The present work develops the argument that on these times when communication has become world wide; communication, gloabalization of economy, "planetarization" of the international relationships, new challenges are directed to school. Among them, the challenge of placing the goal of insertion/domain by students, in what for excellence concerns the sign of the “global village”, in other words, communication. It is in the ambit of communication, of the exchange between people and cultures, of the globalized information to be apprehended in the world visions and messages transmitted starting from the interests of the political and economical groups to which organically serve, twe placed the importance of learning foreign language(s) . Foreign language that, in the stage lived today by the globalism, has in The English its more expanded vulgata. The aims of foreign language(s) teaching being prioritized as study object, the English language, is located in the ambit of the conception of language as a social phenomenon and the notion of teaching/learning them. Consequently, is located as a practice whose aims don't relapse on the language as a closed system, but as a tool in the construction of a critical conscience of the uses which are done of that language in different social contexts The study also opens a debate about factors that interfere in the learning process of popular individuals, as teaching places, analyzes differentiated conditions in two public schools. Conditions which facilitate the democratization of the access to foreign language, in the ambit of understanding already explained.
Palavras-chave: Educação
Globalismo
Imperialismo lingüístico
Língua estrangeira
Democratização do acesso
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Grande Rio
Sigla da instituição: UNIGRANRIO
Departamento: Unigranrio::Letras e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas
Citação: Santos , Ricardo Luiz dos. O significado social do ensino de língua estrangeira para alunos de escola pública. 2011. 116 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas) - Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/30
Data de defesa: 26-Set-2011
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ricardo Luiz dos Santos.pdfCompleto6,59 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.