Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/300
Tipo do documento: Dissertação
Título: “Nem tudo é por Bhaskara”: a aprendizagem significativa por meio da história em quadrinhos para o ensino da equação do segundo grau
Autor: Silva, Telma Fidelis Fragoso da
Primeiro orientador: Victer, Eline das Flores
Primeiro membro da banca: Victer, Eline das Flores
Segundo membro da banca: Lemos, Evelyse dos Santos
Terceiro membro da banca: Lima, Jacqueline de Cassia Pinheiro
Quarto membro da banca: Siqueira, Angelo Santos
Resumo: Este trabalho consiste na utilização da História da Equação do Segundo Grau através da História em Quadrinhos como material instrucional no ensino de Matemática na forma de um material potencialmente significativo em uma situação de ensino, conforme propõe a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e J. Novak a partir de Moreira. A proposta de trabalho foi realizada em um grupo de alunos da rede particular de ensino, localizada na zona oeste do Rio de Janeiro. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa foi de natureza qualitativa e quantitativa, tendo como estratégia de investigação uma pesquisa de intervenção pedagógica, no qual se realizou a aplicação de uma avaliação diagnóstica, onde buscamos descobrir os conhecimentos existentes na estrutura cognitiva dos alunos sobre equação. No segundo momento, aplicamos o nosso produto educacional e em seguida aplicamos uma avaliação posterior a fim de realizar comparações e analisar a aprendizagem dos alunos. A partir da reflexão dos alunos, da observação do pesquisador e da entrevista com o professor, verificamos a aplicação de um material instrucional no ensino de equação, amparado na teoria da aprendizagem significativa com a apresentação da história da Matemática na linguagem de História em Quadrinhos, pode-se concluir que constitui um elemento facilitador do processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: This work consists of using the History of Equation of the Second Degree through Comic History as instructional material in the teaching of Mathematics in the form of a material potentially significant in a teaching situation, as proposed by the theory of significant learning of David Ausubel and J. Novak from Moreira. The work proposal was carried out in a group of students from the private school network, located in the western zone of Rio de Janeiro. From the methodological point of view, the research was of a qualitative and quantitative nature, having as research strategy a research of pedagogical intervention, in which the application of a diagnostic evaluation was carried out, where we sought to discover the existing knowledge in the students' cognitive structure on equation . In the second moment, we apply our educational product and then apply a later evaluation in order to make comparisons and analyze the students' learning. From the reflection of the students, the observation of the researcher and the interview with the teacher, we verified the application of an instructional material in the teaching of equation, supported in the theory of significant learning with the presentation of the history of Mathematics in the language of History in Comics, It can be concluded that it constitutes a facilitating element of the teaching-learning process.
Palavras-chave: Educação
Matemática – Estudo e ensino
Histórias em quadrinhos
Área(s) do CNPq: EDUCAÇÃO
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Grande Rio
Sigla da instituição: UNIGRANRIO
Departamento: Unigranrio::Ensino das Ciências
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: SILVA, Telma Fidelis Fragoso da. “Nem tudo é por Bhaskara”: a aprendizagem significativa por meio da história em quadrinhos para o ensino da equação do segundo grau. 2017. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências na Educação Básica) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Duque de Caxias, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/300
Data de defesa: 21-Set-2017
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Telma Fidelis Fragoso da Silva.pdfCompleto3,05 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons