Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/301
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ladrilhamento no plano com uso de software Geogebra
Autor: Gomes, Thiago de Azevedo
Primeiro orientador: Lozano, Abel Rodolfo Garcia
Primeiro coorientador: Esquincalha, Agnaldo da Conceição
Primeiro membro da banca: Lozano, Abel Rodolfo Garcia
Segundo membro da banca: Esquincalha, Agnaldo da Conceição
Terceiro membro da banca: Barbosa, Gabriela dos Santos
Quarto membro da banca: Siqueira, Angelo Santos
Resumo: O presente trabalho é definido a partir de uma investigação sobre a aprendizagem de conceitos geométricos por meio do trabalho com o tema ladrilhamento no plano e uso do software GeoGebra no celular, com o intuito de entender melhor como o aluno da Educação Básica está aprendendo tais conceitos, cuja compreensão pode estar relacionada ao modo de trabalho do professor de Matemática. Tendo em vista esse argumento, pretendemos responder à seguinte pergunta: “Como favorecer o ensino de Geometria utilizando dispositivos touchscreen?” Aqui tratamos de considerações sobre a ideia de ladrilhamento no plano e apresentamos opções para que o trabalho do professor seja acrescido de estratégias e ferramentas que objetivem o efetivo ensino da Matemática. Como referencial teórico utilizado para o desenvolvimento do estudo, citamos obras sobre uso da tecnologia em sala de aula e, como metodologia de pesquisa, a escolha foi pela Engenharia Didática. Os sujeitos de pesquisa foram quarenta alunos do oitavo ano de uma escola pública do município de Duque de Caxias. Nesse processo, o uso da tecnologia pode oferecer uma importante contribuição, pois se constatou que o trabalho com esse enfoque é rico na abordagem de conceitos matemáticos e atividades que contribuem para que ocorra a formação de um sujeito historicamente situado, firmando, assim, o comprometimento com a aprendizagem do educando. Finalizamos esta pesquisa com a elaboração de um Produto Educacional, um GeoGebra Book, o qual contém vídeos produzidos para o desenvolvimento das atividades da pesquisa, a serem utilizados por qualquer interessado.
Abstract: This work is set from an investigation into the learning of geometrical concepts by working with the tiling theme in the plan and use of the GeoGebra software on the phone, in order to better understand how a student of Basic Education is absorbing these concepts whose understanding may be related to mathematics teacher work mode. Once we have this assertion, we intend to answer the following question: "How to promote the Geometry teaching using touchscreen devices? '' Here we deal with considerations about the idea of tiling the plane, as well as suggestions so that the teacher's work is to implement strategies and tools which aim to an effective Mathematics teaching. In this work, there is the choice of a starting point and a research that will deal with the tiling plan theme. As a theoretical framework used to develop the study, we quoted works on the use of technology in the classroom and, as a research methodology, the choice was the Didactic Engineering. The research subjects were students in the eighth grade in a public school in Duque de Caxias city, totaling 40 students. In this process, the use of technology may offer an important support, because it has been observed that such work may provide useful approach on Maths concepts and assignments which colaborates for a better formation of a historically situated learner, thus reinforcing an educator's commitment with students' learning. The research is finished with the development of an educational product, which is a GeoGebra Book, containing videos designed for the development of researching activities, to be used by any interested party.
Palavras-chave: Educação
Matemática – Estudo e ensino
Geometria
Área(s) do CNPq: EDUCAÇÃO
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Grande Rio
Sigla da instituição: UNIGRANRIO
Departamento: Unigranrio::Ensino das Ciências
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: GOMES, Thiago de Azevedo. Ladrilhamento no plano com uso de software Geogebra. 2017. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências na Educação Básica) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Duque de Caxias, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/301
Data de defesa: 20-Set-2017
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thiago de Azevedo Gomes.pdfCompleto4,77 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons