Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/308
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Um olhar sobre as atividades de produção textual em livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio |
Autor: | FREITAS, Maria Helena da Silva |
Primeiro orientador: | LOPES, Jurema Rosa |
Primeiro coorientador: | VILAÇA, Márcio Luiz Corrêa |
Primeiro membro da banca: | PUGGIAN, Cleonice |
Segundo membro da banca: | BOTELHO, Jose Mario |
Resumo: | O presente estudo apresenta o resultado da investigação sobre as atividades de produção textual nos livros didáticos de língua portuguesa, do Ensino Médio, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), referentes ao período de 2012 a 2014 e adotados por professores da rede estadual de ensino do município de São João de Meriti. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que busca investigar como são apresentadas as atividades de produção de texto, inseridas no livro didático, e como estas possibilitam ao aluno produzir o seu próprio texto, abordando os usos dos gêneros textuais, sugeridas nos Parâmetros Curriculares Nacionais e no Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro. As atividades de produção escrita inseridas no contexto de produção textual é o nosso objeto de estudo, pois é através das produções textuais escritas que registramos nossas ideias, interagimos com o outro e nos tornamos autor do nosso texto. Desenvolvemos o presente estudo com base em duas Coleções didáticas e os resultados mostram que tanto nos volumes da Coleção Língua Portuguesa: Linguagem e Interação, como nos volumes da Coleção Português: Literatura, Gramática, Produção de Texto, há uma diversidade de gêneros textuais nas atividades de produção textual escrita coletiva e individual tal como sugere os PCNs e o Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro. Concluímos que a diversidade de gêneros textuais nas atividades possibilitam o desenvolvimento e ampliação da competência linguística e discursiva do aluno possibilitando ao mesmo, desenvolver a prática de construir seus próprios textos. |
Abstract: | This study presents the results of research on the activities of textual production in Portuguese language textbooks, high school, approved by the National Textbook Program (PNLD), for the period from 2012 to 2014 and adopted by teachers of State schools of the municipality of São João de Meriti. It is a qualitative research, that seeks to investigate how are text production activities, included in the textbook, and like these allow students to produce their own text covering the uses of text genres, suggested in the National curricular parameters and Minimum curriculum for the State of Rio de Janeiro. Production activities writing inserted in context of textual production is our object of study, because it is through our textual written productions we register our ideas, we interact with each other and become the author of our text. We developed this study based on two teaching Collections and the results show that both the Portuguese Collection volumes: language and interaction, as in the volumes of the Portuguese Collection: Literature, grammar, text Production, there is a diversity of genres in the activities of collective and individual writing textual production such as suggested by the PCNs and the Minimum Curriculum for the State of Rio de Janeiro. We conclude that the diversity of genres in the activities allow the development and expansion of the linguistic competence and student's discursive enabling at the same, develop the practice of building their own texts. |
Palavras-chave: | Educação Linguagem e línguas Escrita Livros didáticos Língua portuguesa |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Grande Rio |
Sigla da instituição: | UNIGRANRIO |
Departamento: | Unigranrio::Letras e Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas |
Citação: | FREITAS, Maria Helena da Silva. Um olhar sobre as atividades de produção textual em livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio. 2014. 109 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas) - Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/308 |
Data de defesa: | 26-Nov-2014 |
Aparece nas coleções: | Coleção de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIA HELENA DA SILVA FREITAS 2014.pdf | Dissertação completa | 1,06 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons