Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/321
Tipo do documento: Dissertação
Título: Resolução de problemas: uma discussão sobre o ensino de análise combinatória
Autor: Bastos, Antonio Carlos
Primeiro orientador: Victer, Eline das Flores
Primeiro coorientador: Lopes , Jurema Rosa
Primeiro membro da banca: Victer, Eline das Flores
Segundo membro da banca: Lopes, Jurema Rosa
Terceiro membro da banca: Catarino , Giselle Faur de Castro
Quarto membro da banca: Nunes, Wallace Vallor
Quinto membro da banca: Villela, Lúcia Maria Aversa
Resumo: Este trabalho buscou investigar uma proposta de ensino que utiliza como ferramenta didática a História da Matemática e a Resolução de Problemas, para o ensino e a aprendizagem da Análise Combinatória, assunto normalmente tratado no 2º ano do Ensino Médio. Por sua vez a Análise Combinatória tem por finalidade estabelecer métodos de contagem, ou mais simplesmente, problemas de contagem, e é tida como um dos assuntos de maior dificuldade. Para a realização desse feito, buscamos na literatura autores que são favoráveis à utilização da História no ensino e aprendizagem da Matemática e seus principais argumentos, autores que acreditam na eficácia do ensino e aprendizagem a partir da Resolução de Problemas e por fim salientamos as contribuições vindas de obras e textos sobre a História da Matemática. O presente trabalho visou contribuir com o ensino e a aprendizagem da Análise Combinatória; a fim de trazer uma Matemática mais humanizada, relacionada com fatos históricos e com aplicações no mundo real. Em seguida este trabalho foi aplicado a uma turma do Ensino Médio, em uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro e analisado. Verificamos que o conteúdo foi assimilado com facilidade e houve um melhor aproveitamento dos alunos. Desejamos que, a partir desse trabalho haja um melhor entendimento acerca desse que é um tema relevante no estudo de Matemática. Ainda com base na dissertação, elaboramos um livro, com o seguinte título: "A Análise Combinatória Desenvolvida com Aspectos Históricos", que é o produto educacional, onde estabelecemos conceitos combinatórios através de fatos históricos e problemas. A maior dificuldade que tivemos foi a falta de trabalhos que se referem especificamente à História da Análise Combinatória.
Abstract: This work aimed to investigate a proposal for teaching that uses as a teaching tool to the History of Mathematics and Problem Solving, for the teaching and learning of Combinatorial Analysis, subject usually treated in the 2nd year of High School. In its turn, the Combinatorial Analysis aims to establish counting methods, or more simply, counting problems, and is considered as one of the issues of greatest difficulty. For the realization of that done, we seek in literature authors who are favorable the use of History in the teaching and learning of mathematics and its main arguments, authors who believe in the effectiveness of teaching and learning with the Problem Solving and finally we emphasize the contributions from works or texts on the History of Mathematics. The present work aimed to improve the teaching and learning of Combinatorial Analysis; lastly, bring a Mathematic more humanized, related with historical facts and with real-world applications. Then this work was applied to a class of High School, in a public school of the State of Rio de Janeiro and analyzed. We found that the content was assimilated easily and there was a better exploitation of the students. We hope that, from this work, the study of Combinatorial Analysis, there is a better understanding of this subject of Mathematics. Still based in the dissertation we prepared book with the title: “The Combinatorial Analysis Developed with Historical Aspects”, which is the educational product, where we established combinatorial concepts through historical facts and problems. The greatest difficulty we had was the lack of work specifically relate to the History of Combinatorial Analysis.
Palavras-chave: Educação
Matemática – Estudo e ensino
Ensino médio
Análise combinatória
Área(s) do CNPq: EDUCAÇÃO
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Grande Rio
Sigla da instituição: UNIGRANRIO
Departamento: Unigranrio::Ensino das Ciências
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: BASTOS, Antonio Carlos. Resolução de problemas: uma discussão sobre o ensino de análise combinatória. 2016. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências na Educação Básica) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Duque de Caxias, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/321
Data de defesa: 29-Mar-2016
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Antonio Carlos Bastos.pdfCompleto44,14 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons