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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAmaral, Adriana do-
dc.contributor.advisor1Catarino, Giselle Faur de Castro-
dc.contributor.referee1Rodrigues, Giseli Capaci-
dc.contributor.referee2Miguel, João Rodrigues-
dc.contributor.referee3Lima, Maria da Conceição de Almeida Barbosa-
dc.date.accessioned2019-02-01T22:09:14Z-
dc.date.issued2018-08-14-
dc.identifier.citationAmaral, Adriana do. Ensino de ciências e atividades interativas e colaborativas: uma proposta de aprendizagem significativa crítica. 2018. 120 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/322-
dc.description.resumoA presente pesquisa buscou investigar contribuições de estratégias didáticas, que envolveram atividades baseadas na construção de experimentos interativos, na aprendizagem significativa crítica de alunos de ensino médio. Considera-se que as estratégias utilizadas se basearam em atividades interativas e colaborativas que, embora ancoradas na autonomia do sujeito construtor do seu conhecimento, estavam permeadas por ações mediadas pela palavra. Para alcançar o objetivo, foram elaboradas e implementadas atividades de ensino sobre o tema “Água” que possibilitassem o reconhecimento das diversas disciplinas das Ciências da Natureza, bem como a discussão e a criação de experimentos interativos. Ocorreram encontros com alunos de ensino médio de uma escola pública federal, situada na cidade do Rio de Janeiro. Para a coleta de dados utilizamos, antes e após a realização das atividades de ensino, o mapa conceitual e a entrevista semiestruturada que foi audiogravada para posterior transcrição e análise. Para a análise dos dados, utilizamos a Análise de Conteúdo. Constatou-se, a partir da análise do conjunto de dados coletados, que a proposta de atividades de ensino implementadas contribuiu para que estudantes do ensino médio desenvolvessem a autonomia e aprendessem de forma significativa e crítica. Também foi possível, a partir do conteúdo das análises, demonstrar a adequação dessas estratégias de ensino como metodologia pertinente na melhoria da qualidade do ensino de ciências, caracterizando-a, portanto, como produto dessa pesquisa.por
dc.description.abstractThe current research investigates contributions from didactic strategies. These strategies were based on the development of interactive experiments by high school students, and their impact on critical learning was evaluated. This work used strategies based on interactive and collaborative activities, even though they were anchored in the autonomy from the developer of the knowledge subject, they were permeated by actions mediated with words. To reach the objective, activities about the theme “Water” were elaborated and implemented. These activities enabled the recognition from the variety of subjects involving Nature Sciences, as well as the discussion and creation of interactive experiments. Meetings were carried out with high school students from a federal public school, located in Rio de Janeiro. To gather the data, before and after conducting the activities, we employed a semi-structured interview and a conceptual map. The former was recorded for later transcription and analysis. In order to analyse the data, we applied the Content Analysis. Based on the analysis from the collected data, it was found that the proposed educational activities implemented have contributed for the autonomy development from high school students. Moreover, the students have learn in a significantly and critical manner. From the analysis content, it was possible to demonstrate the educational strategies suitability as relevant methodology for the quality improvement of science teaching, characterizing, therefore, as the product from this research.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Patricia Vieira Silva ([email protected]) on 2019-02-01T22:09:13Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Adriana do Amaral.pdf: 8029644 bytes, checksum: c401e558c0d2d5f407864eff8ebf2e7f (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-01T22:09:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Adriana do Amaral.pdf: 8029644 bytes, checksum: c401e558c0d2d5f407864eff8ebf2e7f (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-08-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Grande Riopor
dc.publisher.departmentUnigranrio::Ensino das Ciênciaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIGRANRIOpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCiências - Estudo e ensinopor
dc.subjectAprendizagem escolarpor
dc.subjectPesquisa qualitativapor
dc.subject.cnpqEnsino - Aprendizagempor
dc.subject.cnpqEnsino das Ciênciaspor
dc.titleEnsino de ciências e atividades interativas e colaborativas: uma proposta de aprendizagem significativa críticapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Ensino das Ciências

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