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Tipo do documento: Dissertação
Título: Reserva biológica do Parque Equitativa, Duque de Caxias: um espaço não formal para a prática de educação ambiental
Autor: Mantovi, Andréia da Silva
Primeiro orientador: Miguel, João Rodrigues
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Chang Kuo
Segundo membro da banca: Vasconcellos, Roberta Flávia Ribeiro Rolando
Terceiro membro da banca: Moreira, Maria Cristina do Amaral
Resumo: Esta pesquisa propõe mostrar a relevância de espaços não formais para o trabalho com a Educação Ambiental (tema transversal definido pelo MEC nos PCN, além da Lei da Educação Ambiental, que torna obrigatória a sua aplicação). Há uma grande dificuldade em inserir esse tema nas aulas, pois a preocupação é cumprir o currículo, e quando é trabalhado, ocorre de forma superficial, descontextualizada, com projetos ou eventos curtos na escola. Através de um produto educacional voltado para alunos de sexto ano do Ensino Fundamental, na Rebio Equitativa, um espaço não formal em Duque de Caxias, Baixada Fluminense (RJ), onde esses conteúdos serão abordados, busca-se uma nova concepção de respeito ambiental, podendo ser vivenciado por alunos das escolas locais. O referido produto é composto por uma sugestão de roteiro de aula de campo, além de um vídeo e uma cartilha. Na metodologia de validação foram usados questionários com perguntas abertas e fechadas antes e após a aula de campo, assim como a análise de desenhos realizados também antes e após a aula de campo. Observou-se na análise dos resultados que, após a aplicação desse produto educacional, os alunos conseguiram ter uma visão mais respeitosa pela natureza, realizando uma reflexão voltada para a mudança do comportamento. A escola se mostra um agente transformador da cultura e principalmente da conscientização diante dos problemas ambientais a partir da realidade local, e que é capaz de formar pessoas conscientes de que fazem parte do meio ambiente e que, sendo dotadas de capacidade de raciocínio, tem condições para interferir nesse meio de diferentes formas.
Abstract: This research proposes to show the relevance of non-formal spaces for work with Environmental Education (transversal theme defined by the MEC in the PCN, in addition to the Environmental Education Law, which makes its application mandatory). There is a great difficulty in inserting this theme in the classes, because the concern is to fulfill the curriculum, and when it is worked, occurs superficially, decontextualized, with projects or short events in the school. Through an educational product aimed at sixth grade elementary school students in the Rebio Equitativa, a non formal space in Duque de Caxias, Baixada Fluminense (RJ), where these contents will be approached, a new conception of environmental respect is sought, and can be experienced by students from local schools. The said product is composed of a suggestion of field lesson script, in addition to a video and a booklet. In the validation methodology, questionnaires were used before and after the field class, as well as the analysis of drawings also performed before and after the field class. It was observed in the analysis of the results that, after the application of this educational product, the students were able to have a more respectful view of nature, carrying out a reflection aimed at behavior change. The school shows itself to be an agent that transforms culture and, above all, that it is aware of environmental problems from the local reality, and that it is capable of forming people aware that they are part of the environment and that, being capable of reasoning, to interfere in this medium in different ways.
Palavras-chave: Educação
Ciências - Estudo e ensino
Educação ambiental
Ensino fundamental
Reserva ambiental
Área(s) do CNPq: Ensino das Ciências
Educação Ambiental
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Grande Rio
Sigla da instituição: UNIGRANRIO
Departamento: Unigranrio::Ensino das Ciências
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: Mantovi, Andréia da Silva. Reserva biológica do Parque Equitativa, Duque de Caxias: um espaço não formal para a prática de educação ambiental. 2018. 118 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/323
Data de defesa: 21-Ago-2018
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Ensino das Ciências

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