Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/328
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlbuquerque, Anaquel Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Oliveira, Rosane Cristina de-
dc.contributor.referee1Lemos, Anna Paula Soares-
dc.contributor.referee2Oliveira, Joaquim Humberto Coelho de-
dc.contributor.referee3Gonzalez, Wania Regina Coutinho-
dc.date.accessioned2019-02-07T16:35:41Z-
dc.date.issued2018-07-04-
dc.identifier.citationAlbuquerque, Anaquel Gonçalves. Violência de gênero: representações sociais de alunos do ensino médio do CIEP 200- Professor Terli Fioravante da Rocha. 2018. 105 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas) - Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/328-
dc.description.resumoPartindo da premissa de que a violência é uma construção social que se dá em meio a um conjunto de relações e interações entre os indivíduos, objetivou-se neste estudo identificar as representações sociais dos estudantes acerca da violência de gênero. A pesquisa torna-se de grande relevância pela percepção do aumento da violência no cotidiano escolar, a qual tem fragilizado a função social da escola, que na maior parte das vezes não sabe como resolver os conflitos existentes ou os trata como um processo rotineiro, desconsiderando suas possíveis consequências. O espaço escolhido para a realização da pesquisa é o CIEP 200 - Professor Terli Fioravante da Rocha, sendo esta uma unidade escolar pertencente à Secretaria Estadual de Educação e situada no bairro de Miguel Couto, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A escolha pela unidade escolar se deu em virtude do marcante aspecto tradicional que permeia a prática pedagógica da instituição, a qual é reconhecida na localidade por sua característica conteudista, raramente desenvolvendo trabalhos com ênfase em temas complexos, como é o exemplo da violência de gênero. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo e exploratório, e de abordagem qualiquantitativa. A Teoria das Representações Sociais, desenvolvida pelo teórico francês Serge Moscovici (2003) foi o aporte teórico utilizado no trabalho, para o levantamento das impressões dos sujeitos pesquisados, pois essa teoria procura adentrar na cotidianidade dos sujeitos e filtrar as sínteses entre o cognitivo e o social. A técnica de coleta de dados escolhida consiste em questionários e entrevistas coletivas em formato de rodas de conversas com a participação de 10 alunos na faixa etária entre 14 a 17 anos, matriculados no Ensino Médio. Para a análise dos dados, na fase quantitativa, foram utilizados recursos estatísticos e para os dados qualitativos, a técnica da categorização presente no método de análise de conteúdo, tal como sugerido por Joan Scott, Pierre Bourdieu, Judith Butler, Michel Foucault, Stuart Hall, Heleieth Saffioti, Guacira Lopes Louro, dentre outros estudiosos que nos propiciarão compreender um pouco mais sobre a complexidade do fenômeno da violência de gênero. Os resultados desta pesquisa apontam para a naturalização da violência de gênero, associada à descrença no poder judiciário. Os dados também indicam que os alunos acreditam que a Lei Maria da Penha tem um papel importante no combate e prevenção à violência de gênero.por
dc.description.abstractBased on the premise that violence is a social construction that occurs in the middle of a set of relationships and interactions between individuals, this study aimed to identify the social representations of students about gender violence. The research becomes of great relevance for the perception of the increase in violence in school daily life, when verifying the increase in violence in school daily life, weakening the social function of the school, which in most cases does not know how to solve existing conflicts or treat them as a routine process, disregarding their consequences. The chosen area for the research is CIEP 200 - Professor Terli Fioravante da Rocha, which is a school unit belonging to the State Department of Education and located in the neighborhood of Miguel Couto, in Nova Iguaçu, in the Baixada Fluminense. The choice for the school was due to the marked traditional aspect that permeates the pedagogical practice of the institution, which is recognized in the neighborhood by content feature rarely developing works with emphasis on complex subjects, such as gender violence. This is a descriptive and exploratory research, with a qualitative approach. The Theory of Social Representations, developed by the French theoretician Serge Moscovici (2003) was the theoretical contribution used in the work, to survey the impressions of the subjects studied, because this theory tries to enter into the subjects' everyday life and to filter the syntheses between the cognitive and the Social. The chosen data collection technique consists of questionnaires and collective interviews in the form of talk wheels with the participation of 10 students aged 14 to 17 enrolled in High School. For the analysis of the data, in the quantitative phase, we used statistical resources and the qualitative data, the categorization technique present in the content analysis method, as suggested by Joan Scott, Pierre Bourdieu, Judith Butler, Michel Foucault, Stuart Hall, Heleieth Saffioti, Guacira Lopes Louro, among other scholars that will allow us to understand a little more about the complexity of the phenomenon of gender violence. The results of this research point to the naturalization of violence, associated with disbelief in the judiciary. The result of the questionnaire application showed that most of the students believe that the creation of the Maria da Penha Law plays an important role in combating and preventing gender violence.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Patricia Vieira Silva ([email protected]) on 2019-02-07T16:35:41Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Anaquel Gonçalves Albuquerque.pdf: 2223836 bytes, checksum: 3f9ed0e67c6da22efeadbe2431d10169 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-07T16:35:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Anaquel Gonçalves Albuquerque.pdf: 2223836 bytes, checksum: 3f9ed0e67c6da22efeadbe2431d10169 (MD5) Previous issue date: 2018-07-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Grande Riopor
dc.publisher.departmentUnigranrio::Letras e Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIGRANRIOpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectMulher - Violênciapor
dc.subjectViolência - Gêneropor
dc.subjectMulher - Sociedadepor
dc.subjectRepresentações sociaispor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleViolência de gênero: representações sociais de alunos do ensino médio do CIEP 200- Professor Terli Fioravante da Rochapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Anaquel Gonçalves Albuquerque.pdfDissertação completa2,17 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.