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http://localhost:8080/tede/handle/tede/329
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Vozes sobre o uso de histórias em quadrinhos na educação e no livro didático de artes |
Autor: | Gonçalves, Daniel Conceição |
Primeiro orientador: | Vilaça, Márcio Luiz Corrêa |
Primeiro membro da banca: | Lemos, Anna Paula Soares |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Joaquim Humberto Coelho de |
Terceiro membro da banca: | Scofano, Reuber Gerbassi |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é discutir a linguagem e a História dos Quadrinhos como Nona Arte, discutir as Histórias em Quadrinhos na Educação e analisar como a Arte Sequencial e as Histórias em Quadrinhos são trabalhadas em livros didáticos de Arte tendo em vista a proposta do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Os objetos de estudo são os livros de Ensino Médio da coleção Por toda parte, tanto a edição aprovada pelo PNLD de 2015 quanto pelo de 2018. A abordagem metodológica é qualitativa, sob a ótica de Miles e Huberman (1994). Os teóricos que dão suporte ao trabalho estão ligados aos estudos sobre linguagem verbal e não verbal que puderam ser relacionados às HQs enquanto linguagem e à análise dos livros didáticos em questão, como Waldomiro Vergueiro (2004), que discute o uso das HQs no ensino; Álvaro da Moya (1987), que traça uma linha cronológica de HQs publicadas entre 1827 a 1986; Leila Rentroia Iannone e Roberto Antonio Iannone (1996), que tratam da História da Arte; Roberto Guedes (2004), que ressalta a divisão das Eras dos Super-Heróis; e Will Eisner (1985) e Scott McCloud (2005), que abordam as HQs como linguagem a ser entendida pela própria linguagem dos quadrinhos. |
Abstract: | The objective of this research is to discuss the language and History of Comics as the Ninth Art, to discuss Comics in Education and to analyze how Sequential Art and Comics are worked on Art textbooks in view of the proposal of the National Textbook Plan (PNLD). The objects of study are the High School textbooks of the collection Everywhere, both the edition approved by the 2015 PNLD and the 2018 edition. The methodological approach is qualitative, from the perspective of Miles and Huberman (1994). The theorists who support the work are linked to the studies on verbal and nonverbal language that could be related to the comics as a language and to the analysis of the textbooks in question, such as Waldomiro Vergueiro (2004), who discusses the use of comics in teaching; Álvaro da Moya (1987), who traces a chronological line of comics published between 1827 and 1986; Leila Rentroia Iannone and Roberto Antonio Iannone (1996), who deal with the History of Art; Roberto Guedes (2004), which highlights the division of the Ages of Superheroes; and Will Eisner (1985) and Scott McCloud (2005), who approach comics as a language to be understood by the comic language itself. |
Palavras-chave: | Educação História em quadrinhos Livro didático |
Área(s) do CNPq: | Educação Letras Literatura Brasileira |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Grande Rio |
Sigla da instituição: | UNIGRANRIO |
Departamento: | Unigranrio::Letras e Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas |
Citação: | Gonçalves, Daniel Conceição. Vozes sobre o uso de histórias em quadrinhos na educação e no livro didático de artes. 2018.121 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas) - Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/329 |
Data de defesa: | 30-Abr-2018 |
Aparece nas coleções: | Coleção de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação - Daniel Conceição Gonçalves.pdf | Dissertação completa | 5,67 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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