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dc.creatorBruno, Daniele Lúcia de Freitas-
dc.contributor.advisor1Reis, Haydéa Maria Marino de Sant‟Anna-
dc.contributor.referee1PUGGIAN, Cleonice-
dc.contributor.referee2FERNANDES, Edicléa Mascarenhas-
dc.date.accessioned2019-02-07T18:48:24Z-
dc.date.issued2016-10-20-
dc.identifier.citationBruno, Daniele Lúcia de Freitas. Síndrome de Asperger: práticas inclusivas no processo de alfabetização/letramento. 2016. 127 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas) - Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/330-
dc.description.resumoA pesquisa teve por objetivo geral investigar a influência das condições de acesso e permanência de pessoas com transtorno do espectro do autismo nos Anos Iniciais do Colégio de Aplicação do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (CAp – ISERJ), indagando como se dá o processo de inclusão destas nos diferentes contextos da vida escolar, tendo como foco o estudo acerca do processo de aquisição da leitura e escrita de um aluno com diagnóstico de Síndrome de Asperger. Este estudo é relevante em vários aspectos, por vir a sinalizar como se dá o processo de alfabetização/letramento a partir da perspectiva da inclusão, interação e socialização escolar descritos por professores e familiares. A pesquisa bibliográfica apoiou-se predominantemente no embasamento teórico de autores como: Freire (1987, 1996, 2000), Garcia (2004), Beyer (2010), Coll (2004), Cardoso (2008) e Ferrari (2007). A metodologia adotada na pesquisa foi o estudo de caso, com emprego dos seguintes instrumentos para coleta de dados: entrevistas dirigidas aos docentes e familiares e análise descritiva de materiais didáticos do aluno. Por meio das entrevistas observou-se as considerações dos responsáveis e professores em relação ao processo ensino-aprendizagem, visando analisar as percepções dos sujeitos (docentes e familiares), quanto ao desempenho, práticas e resultados obtidos pelo aluno, confrontados com o registro da observação do comportamento do mesmo em diferentes momentos de aprendizagem, através de suas produções. Espera-se que a realização da pesquisa possa contribuir para (re)pensar o processo de alfabetização e letramento de crianças com transtorno do espectro do autismo, indicando caminhos para a inclusão escolar.por
dc.description.abstractThe objective of the research was to investigate the influence of the conditions of access and permanence of people with autism spectrum disorder in the Initial Years of the College of Application of the Higher Education Institute of Rio de Janeiro (CAp - ISERJ). The process of inclusion of these in the different contexts of school life, focusing on the study of the acquisition process of reading and writing of a student diagnosed with Asperger Syndrome. This study is relevant in several aspects, since it will signal how the literacy / literacy process takes place from the perspective of inclusion, interaction and school socialization described by teachers and family members. The bibliographical research was based predominantly on the theoretical basis of authors such as Freire (1987, 1996, 2000), Garcia (2004), Beyer (2010), Coll (2004), Cardoso (2008) and Ferrari (2007). The methodology adopted in the research was the case study, using the following instruments for data collection: interviews directed to teachers and families and descriptive analysis of student didactic material. Through the interviews, the teachers' and teachers' considerations regarding the teaching-learning process were analyzed, aiming to analyze the subjects' perceptions (teachers and family members) regarding the performance, practices and results obtained by the student, confronted with the observation record Of the behavior of the same in different moments of learning, through their productions. It is hoped that the research can contribute to (re) think the process of literacy and literacy of children with autism spectrum disorder, indicating ways to school inclusion.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Patricia Vieira Silva ([email protected]) on 2019-02-07T18:48:24Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Daniele Lúcia de Freitas Bruno.pdf: 4225653 bytes, checksum: e71e0b97e21a166fb3cf57b62879c15f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-07T18:48:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Daniele Lúcia de Freitas Bruno.pdf: 4225653 bytes, checksum: e71e0b97e21a166fb3cf57b62879c15f (MD5) Previous issue date: 2016-10-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Grande Riopor
dc.publisher.departmentUnigranrio::Letras e Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIGRANRIOpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectAutismopor
dc.subjectSíndrome de Aspergerpor
dc.subjectEnsino - Aprendizagempor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.subject.cnpqEnsino - Aprendizagempor
dc.titleSíndrome de Asperger: práticas inclusivas no processo de alfabetização/letramentopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas

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