Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/342
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Literatura, Antropologia e educação: desejos e utopias de Darcy Ribeiro |
Autor: | SOUSA, Carlos Alberto Borges de |
Primeiro orientador: | LIMA, Jacqueline de Cassia Pinheiro |
Primeiro membro da banca: | FELIX, Idemburgo Pereira Frazão |
Segundo membro da banca: | SANTOS, Edna Maria dos |
Terceiro membro da banca: | FARIA, Lia Ciomar Macedo de |
Resumo: | A presente dissertação tem como objetivo analisar o legado de Darcy Ribeiro, tão abrangente quanto suas ideias, desejos e utopias, revelando o caráter interdisciplinar desse intelectual e filósofo brasileiro que, por meio de suas obras, elaborou uma teoria sobre o Brasil, assim como propostas de educação. Este foco se deve ao interesse pelo uso da linguagem, plenamente dominada por Ribeiro, assim como por História, Literatura e Educação. Darcy Ribeiro, organizador do Programa Especial de Educação no Rio de Janeiro, nos anos 80 do século XX, que incluía os CIEPs, transitou por Antropologia, Literatura, Educação e Política, desempenhando diversos cargos de relevância. Nesta dissertação, apresentamos alguns de seus trabalhos, com ênfase nos livros O Povo Brasileiro, Maíra e O Livro dos CIEPs, mostrando não só a interdisciplinaridade do pensamento do autor, através de suas palavras e da opinião de quem o conheceu, mas também a riqueza linguística demonstrada no uso de gêneros textuais, tipologias textuais e aspectos de linguagem, como as figuras de sintaxe e figuras de estilo. Particularmente no romance Maíra, o pensamento de Darcy Ribeiro pode ser analisado à luz de conceitos como ideologia, poder, polifonia, memória, identidade e cultura, com base, principalmente, em obras de Vera Rudge Werneck (1982), Michel Foucault (2011), Mikhail Bakhtin (2011), Maurice Halbwachs (2006), Michael Pollak (1992), Stuart Hall (1996) e Homi Bhabha (2001). Para tanto, partimos de uma breve biografia do intelectual, antropólogo, político, escritor e educador Darcy Ribeiro. Nosso personagem, tendo vivido um período de exílio, construiu um extenso legado bibliográfico que lhe deu embasamento para elaborar um projeto de educação que incluiu, entre outros itens, 500 unidades de CIEPs. A partir da análise de algumas de suas obras, construímos nosso trabalho, uma pesquisa qualitativa, com base em revisão bibliográfica, analisando seu pensamento e mostrando o profundo conhecimento que Darcy Ribeiro possuía sobre o Brasil. |
Abstract: | This paper aims at presenting the scope of Darcy Ribeiro’s legacy, as comprehensive as his ideas, desires and utopias. We intend to show the interdisciplinarity of this Brazilian intellectual and philosopher who, by means of his work, built a theory about Brazil and made educational projects. This focus is based on an interest in language, which was fully mastered by Darcy Ribeiro, as well as on History, Literature and Education. Ribeiro, organizer of the PEE (educational special program) in Rio de Janeiro, in the 1980s, which included the CIEPs, dealt with Anthropology, Literature, Education and Politics, carrying out several relevant functions. In this paper, we present some of his works, emphasizing the books O Povo Brasileiro, Maíra and O Livro dos CIEPs, showing not only the interdisciplinary nature of his thoughts – by his own words and the opinion of people who knew him, but also the linguistic wealth shown in the use of text genres, text types and aspects of language such as syntax and style. Particularly in the novel Maíra, the philosophy of Darcy Ribeiro may be analysed through aspects such as ideology, power, polyphony, memory, identity and culture, based upon, mainly, the works of Vera Rudge Werneck (1982), Michel Foucault (2011), Mikhail Bakhtin (2011), Maurice Halbwachs (2006), Michael Pollak (1992), Stuart Hall (1996) and Homi Bhabha (2001). To make it possible, we start from a brief biography, showing some historical facts of the world and of Brazil, related to his lifetime, searching for a connection of those with the career of the anthropologist, politician, writer and educator Darcy Ribeiro who, having lived a period of exile, built a huge bibliographic legacy which gave him the basis for making an educational program which included, among other items, 500 CIEP units. We organize our work based on the analysis of some of his writings. It is a qualitative research on the grounds of bibliographic review, analyzing his thoughts and revealing Darcy Ribeiro’s deep knowledge about Brazil. |
Palavras-chave: | Educação Ribeiro, Darcy, 1922-1997 Literatura Maíra - Literatura Memória |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Grande Rio |
Sigla da instituição: | UNIGRANRIO |
Departamento: | Unigranrio::Letras e Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas |
Citação: | SOUSA, Carlos Alberto Borges de. Literatura, Antropologia e educação: desejos e utopias de Darcy Ribeiro. 2014. 128 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas) - Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/342 |
Data de defesa: | 18-Ago-2014 |
Aparece nas coleções: | Coleção de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CARLOS ALBERTO BORGES DE SOUSA 2014.pdf | Dissertação completa | 1,41 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.