Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/344
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A lousa digital e o ensino da língua inglesa na perspectiva de professores |
Autor: | COSTA, Dilermando Moraes |
Primeiro orientador: | PUGGIAN , Cleonice |
Primeiro coorientador: | VILAÇA, Márcio Luiz Correa |
Primeiro membro da banca: | SILVA, Renato |
Segundo membro da banca: | TAVARES, Katia Cristina do Amaral |
Terceiro membro da banca: | FONTOURA, Helena Amaral da |
Resumo: | Este estudo investiga as transformações na formação e ação docente resultantes da introdução da lousa digital como recurso didático para o ensino da língua inglesa. Tal pesquisa se justifica pela necessidade de compreender as implicações da inserção de tecnologias da informação e comunicação, tais como a lousa digital e seus softwares, no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa, contribuindo para as análises interdisciplinares das conexões entre o ensino de línguas e a formação de professores em serviço. São objetivos desta investigação: identificar o tipo de formação que os professores de inglês receberam para utilizar tecnologias da informação e comunicação e, mais especificamente, a lousa digital; descrever as possíveis alterações na abordagem didático-pedagógica das aulas de inglês em virtude da adoção da lousa digital; e discutir as limitações da incorporação da lousa digital ao trabalho do docente da língua inglesa. Trata-se de uma investigação qualitativa, utilizando a amostragem bola de neve que buscou identificar na comunidade dos docentes de língua inglesa aqueles de reconhecida competência na utilização da lousa eletrônica. 10 participantes foram apontados pelos seus pares e participaram de entrevistas semiestruturadas entre o primeiro e o segundo semestres de 2013. Realizamos a tematização e análise dos dados a partir do relato dos participantes, o que propiciou a formulação de argumentos explicativos e a construção teórica. Como resultado da pesquisa, identificaram-se mudanças no perfil do docente de inglês, bem como novas demandas para a formação e atuação profissional introduzidas pelos recursos tecnológicos. |
Abstract: | This study investigates the transformations in the training and teaching actions resulting from the introduction of the interactive whiteboard as pedagogical tool for the teaching of the English language. Such research is justified by the need to understand the implications of integrating information and communication technologies, such as the interactive whiteboard and their software, to the process of teaching and learning the English language, contributing to the interdisciplinary analysis of the connections between language teaching and the training of in-service teachers. The goals of this research include: to identify the type of training that teachers of English received for the use of information and communication technologies and, more specifically, the interactive whiteboard; to describe the possible changes in the didactic-pedagogical approach of English lessons in virtue of the adoption of the interactive whiteboard; and to discuss the constraints regarding the incorporation of interactive whiteboards to the teaching of English. It is a qualitative research, using the snowball sampling technique which aimed to identify in this community of teachers of English those of acknowledged competence in the use of the electronic whiteboard. 10 participants were selected based on their peers suggestion and they took part in semi-structured interviews between the first and second semesters of 2013. We conducted the study and analysis of the data from the reports of the participants, which led to the formulation of explanatory arguments and theoretical construction. As a result of this research, we identified changes in the profile of the teachers of English, as well as new demands for training and professional performance introduced by technological resources. |
Palavras-chave: | Educação Lousa digital Ensino de inglês Prática docente Tematização |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Grande Rio |
Sigla da instituição: | UNIGRANRIO |
Departamento: | Unigranrio::Letras e Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas |
Citação: | COSTA, Dilermando Moraes. A lousa digital e o ensino da língua inglesa na perspectiva de professores. 2019. 106 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas) - Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/344 |
Data de defesa: | 28-Mai-2019 |
Aparece nas coleções: | Coleção de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dilermando Moraes Costa 2014.pdf | Dissertação completa | 1,27 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.