Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/353
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Paulo e Bartolomeu: dois meninos, tocante poesia. Dois homens, inquietante densidade. Considerações de uma professora contadora de histórias sobre as contribuições de Freire e Queirós na prática docente e na promoção da leitura literária |
Autor: | Ferreira, Hellenice de Souza |
Primeiro orientador: | Lemos, Anna Paula Soares |
Primeiro membro da banca: | Félix, Idenburgo Pereira Frazão |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Joaquim Humberto Coelho de |
Terceiro membro da banca: | Nóbrega, Nanci Gonçalves da |
Resumo: | Sob o título Paulo e Bartolomeu: dois meninos, tocante poesia. Dois homens, inquietante densidade. Considerações de uma professora contadora de histórias sobre as contribuições de Freire e Queirós na prática docente e na promoção da leitura literária analiso aproximações na escrita dos autores, apontando em que medida a de Bartolomeu Campos de Queirós é importante para a professora leitora e o professor leitor que refletem sobre suas ações diárias, e o quanto Paulo Freire insere poesia em seus textos, de modo que seja visível que ambos concorrem para uma prática educativa mais relevante a partir de suas produções teórico-literárias. Utilizo o método qualitativo-interpretativo, através do qual, depois de relatadas minhas experiências em espaços educativos, como leitora e promotora de leituras, e demonstrados recortes da escrita de ambos, procuro, através da memória do vivido, confirmar a hipótese de que suas literaturas, aprimorando as experiências leitoras dos docentes, contribuem para melhorar suas práxis em salas de aula, tornando-as assim mais prenhes de significados. |
Abstract: | Under the title Paulo and Bartolomeu: two boys, touching poetry. Two men, unsettling density. Considerations of a storyteller teacher about Freire and Queirós’ contributions to the teaching practice and the promotion of literary reading I analize approximations in the authors' writings, pointing out to what extent Bartolomeu Campos de Queirós’ is important to the reading teachers who reflect on their daily practices, and pointing out how much Paulo Freire puts poetry on his texts, so that it is visible that both concur for a more relevant educational practice from their theoretical-literary productions. I use the interpretivequalitative method through which, after having reported my experiences in school units as reader and reading promoter and after having demonstrated writing cutouts of both, I try, through the memory of the lived, to confirm the hypothesis that their literatures, improving the reading experiences of the teachers, contribute to perfect their praxis in the classroom, turning them more fulfilled with meanings. |
Palavras-chave: | Educação Incentivo à leitura Freire, Paulo, 1921-1997 |
Área(s) do CNPq: | EDUCAÇÃO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Grande Rio |
Sigla da instituição: | UNIGRANRIO |
Departamento: | Unigranrio::Letras e Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas |
Citação: | FERREIRA, Hellenice de Souza. Paulo e Bartolomeu: dois meninos, tocante poesia. Dois homens, inquietante densidade. Considerações de uma professora contadora de histórias sobre as contribuições de Freire e Queirós na prática docente e na promoção da leitura literária. 2019. 103 f. Dissertação (Mestrado em Humanidades, Culturas e Artes) - Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/353 |
Data de defesa: | 14-Fev-2019 |
Aparece nas coleções: | Coleção de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Hellenice de Souza Ferreira.pdf | 743,34 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons