Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/355
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Luizete Pereira de-
dc.contributor.advisor1Praça, Andrea Velloso da Silveira-
dc.contributor.referee1Praça, Andrea Velloso da Silveira-
dc.contributor.referee2Capaci, Giselli Rodrigues-
dc.contributor.referee3Reis, Haydea Maria Mariano de Sant'Anna-
dc.contributor.referee4Silva Junior, Paulo Melgaço da-
dc.date.accessioned2019-10-01T18:57:35Z-
dc.date.issued2019-01-28-
dc.identifier.citationCARVALHO, Luizete Pereira de. Diversidade de gênero na escola: documentando histórias de vida. 2019. 79 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias, 2019.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/355-
dc.description.resumoSabemos que a LGBTfobia é uma realidade em nossas escolas e a falta de conhecimento e formação específica sobre o assunto dificulta o combate as práticas discriminatórias. Alunos/as e professores/as sofrem com a LGBTfobia, que provoca sentimentos de inferioridade, baixa autoestima, chegando até a evasão escolar. A LGBTfobia pode nos dizer que tipo de sociedade nós estamos desenvolvendo em nossas escolas e a escola é uma instituição que tem como função a formação do cidadão para que se inicie a discussão sobre a diversidade de gênero e o preconceito. Pensando nisso surgiu a ideia de produzir um documentário, a partir de relatos de estudantes, professores e outros “sujeitos” do mundo real, com o objetivo de sensibilizar e incentivar o exercício do pensamento reflexivo a respeito do tema nas unidades escolares. Utilizamos a metodologia da História de Vida, com a narrativa oral de um recorte da história dos participantes, gravada em áudio e vídeo, potencializando o diálogo entre o individual e o sociocultural. A validação do produto foi feita em duas etapas: uma com professores pesquisadores do grupo GE SER da UFRJ e a outra com alunos do 9º ano da Escola Estadual Mestre Hiram. Todos assistiram o documentário e responderam um questionário de avaliação. Esperamos como resultado que esse produto final se torne uma grande ferramenta educacional que incentive o diálogo e apresente aos nossos alunos um novo modo de ver o mundo.por
dc.description.abstractLGBTphobia is a reality in our Brazilians schools and the lack of specific knowledge and training on the subject, makes it difficult stopping discriminatory prejudice practices. Students and teachers suffering with LGBTphobia, which causes feelings of inferiority, low self-esteem, and even school dropouts. LGBTphobia can tell us what kind of society we are developing in our schools and the school is an institution that has the function of training the citizen to start the discussion about gender, diversity and prejudice. The idea of producing a documentary came after a long time thinking about those questions, based on reports from students, teachers and other “subjects” of the real world, with the purpose of sensitizing and encouraging the exercise of reflective thinking about the subject in school units. We use the methodology of the History of Life, with the oral narrative with special attention at history of the participants, recorded in audio and video, enhancing the dialogue between the individual and sociocultural perspective. The documentary validation was made int wo stages: one with research professors from the GE-SER research group from UFRJ and the other with students from the 9th grade from Escola Estadual Mestre Hiram. Students and researchers watched the documentary and answered the evaluation questionnaires. Our intent as a result with this final product turns into a educational tool that encourages dialogue and show to our students a new way of seeing the world.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Janser dos Santos Nascimento ([email protected]) on 2019-10-01T18:57:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Luizete Pereira de Carvalho.pdf: 3418672 bytes, checksum: a769e01cc6920e9990c37914821a8481 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-01T18:57:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Luizete Pereira de Carvalho.pdf: 3418672 bytes, checksum: a769e01cc6920e9990c37914821a8481 (MD5) Previous issue date: 2019-01-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Grande Riopor
dc.publisher.departmentUnigranrio::Ensino das Ciênciaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIGRANRIOpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectIdentidade de gêneropor
dc.subjectHomofobiapor
dc.subjectDiversidadepor
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃOpor
dc.titleDiversidade de gênero na escola: documentando histórias de vidapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luizete Pereira de Carvalho.pdfCompleto3,34 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons