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http://localhost:8080/tede/handle/tede/357
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | As contribuições da “educação matemática: da sensibilização à construção da autonomia e consciência crítica” |
Autor: | Taranto, Sandra Maria Teixeira Pinheiro |
Primeiro orientador: | Siqueira , Angelo Santos |
Primeiro coorientador: | Lopes, Jurema Rosa |
Primeiro membro da banca: | Reis, Haydéa Maria Marino de Sant'Anna |
Segundo membro da banca: | Catarino, Giselle Faur de Castro |
Terceiro membro da banca: | Freitas, Adriano Vargas |
Resumo: | Essa pesquisa foi realizada na comunidade escolar do Campus Engenho Novo I, do Colégio Pedro II, Rio de Janeiro e destina-se a analisar as contribuições que o projeto “Educação Matemática: da Sensibilização à Construção da Autonomia e Consciência Crítica” na formação dos sujeitos escolares. Este estudo está inserido no seio das discussões propostas pela Educação Matemática, que busca processos de ensino aprendizagem condizentes com uma educação voltada para formação da autonomia, da consciência crítica e para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Destaca-se a relevância de uma matemática direcionada não somente para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, mas também políticos, sociais, formativos e culturais que essa área de conhecimento pode promover, não entendendo a matemática como um fim em si mesma, mas como um meio de estimular a dimensão crítica do discente para agir no mundo. O embasamento teórico foi respaldado em estudos acerca dos princípios da Educação Matemática, voltada para o século XXI, segundo D’Ambrósio (2007), Skovsmose (2000), Bishop (2001) e Chacón (2003); os conceitos de autonomia e consciência crítica foram desenvolvidos a partir das contribuições Freire (1980) e Habermas (1989). Além disso, tomou-se como base os pressupostos teóricos de Hernández (1998) acerca de projetos de trabalho, visando adoção de uma nova postura educacional. Essa investigação caracteriza-se por adotar uma abordagem qualitativa de pesquisa, de cunho interpretativo descritivo, a modalidade de pesquisa utilizada foi o estudo de caso, utilizando a observação participante e o questionário como instrumentos de coleta de dados. Os resultados constatam que a Oficina, por apresentar características como um ambiente dialógico-problematizador, a promoção de reflexões acerca das organizações sociais e um trabalho com todas as dimensões da matemática; corrobora com o desenvolvimento da autonomia e da consciência crítica do aluno, primeiro passo para justiça social. |
Abstract: | This research was conducted in the school community of Engenho Novo I Campus, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, and it proposes to analyze the contributions of the project "Mathematics Education: Sensitization to Building Autonomy and Critical Consciousness" to the education of students. This study is inserted within the discussions regarding Mathematics Education that strive for teaching and learning processes consistent with an education dedicated to the promotion of autonomy, critical awareness and of a more just society. It highlights the importance of mathematics not only for the cognitive development, but also the political, social, formative and cultural development that this area of knowledge can help promote. Mathematics is, thus, not viewed as an end in itself, but as a means to stimulate the critical dimension of the student to act in the world. The theoretical basis is supported by studies on the notions of mathematics education, when facing the challenges of the 21st century, according to D'Ambrosio (2007), Skovsmose (2000), Bishop (2001) and Chacón (2003); the concepts of autonomy and critical awareness were developed from the contributions Freire (1980) and Habermans (1989). In addition, it was based on the theories of Hernández (1998) regarding work projects, which aim at adopting a new educational posture. This research adopts a qualitative research, descriptiveinterpretative, the research method employed was the case study, using participant observation and questionnaires as data collection instruments. The results show that the Project, because it presents characteristics such as a dialogical-problematizing environment, the promotion of reflections about social organizing and work with all dimensions of mathematics; corroborates with the student's development of autonomy and critical awareness, as the first step towards social justice. |
Palavras-chave: | Educação Matemática Autonomia escolar |
Área(s) do CNPq: | EDUCAÇÃO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Grande Rio |
Sigla da instituição: | UNIGRANRIO |
Departamento: | Unigranrio::Letras e Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas |
Citação: | Taranto, Sandra Maria Teixeira Pinheiro. As contribuições da “educação matemática: da sensibilização à construção da autonomia e consciência crítica”. 2019. 184 f. Dissertação (Mestrado em Humanidades, Culturas e Artes) - Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/357 |
Data de defesa: | 26-Fev-2019 |
Aparece nas coleções: | Coleção de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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