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Tipo do documento: Dissertação
Título: Um brinde à “nova mulher”: questões de consumo e empoderamento feminino na publicidade cervejeira
Autor: Lanini, Telma Regina Esteves
Primeiro orientador: Oliveira, Joaquim Humberto Coelho de
Primeiro coorientador: Fortuna, Daniele Ribeiro
Primeiro membro da banca: Oliveira, Rosane Cristina de
Segundo membro da banca: Cruz, Breno de Paula Andrade
Terceiro membro da banca: Lemos, Anna Paula Soares
Resumo: A proposta desta dissertação é promover, à luz dos estudos de gênero, um debate acerca da imagem da mulher na publicidade cervejeira, especificamente em campanhas que utilizam a abordagem do empoderamento feminino. Para tal, o estudo se propôs a compreender, analisar e criticar a apropriação das questões de gênero e empoderamento feminino na publicidade cervejeira. O aporte teórico nos estudos de gênero e as contribuições dos movimentos feministas neste estudo nortearam o aprofundamento nas relações de gênero e poder. O estudo buscou no referencial teórico o embasamento para as questões de empoderamento feminino, de forma que o conhecimento fosse abrangente quanto aos conceitos e quanto à articulação do processo de empoderamento da mulher. Para entender a imagem atual da mulher na publicidade cervejeira, foi preciso compreender a evolução da imagem feminina na publicidade, antes e depois do fenômeno femvertising, que movimenta a publicidade para a abordagem voltada ao empoderamento feminino, e que, desta forma, aproxima as questões de gênero das práticas de consumo. A análise das campanhas publicitárias cervejeiras alinhou os elementos do texto publicitário ao modo de ver as imagens femininas. Sendo assim, este estudo problematiza as questões do empoderamento feminino, e trata dos aspectos que envolvem a construção da nova imagem da mulher na publicidade cervejeira. Metodologicamente, este estudo baseia-se em vasta pesquisa bibliográfica, e a abordagem qualitativa adota como método a análise de conteúdo temática, segundo os fundamentos estruturados por Laurence Bardin (1977). A metodologia também contempla, para a exploração do material, a análise de textos publicitários segundo os fundamentos de Carrascoza (1999), aliada à análise de elementos visuais segundo os estudos dos modos de ver de John Berger (2016). Através das análises apresentadas, é possível perceber que as questões articuladas pela publicidade que adota o femvertising, como abordagem e como ferramenta estratégica de fomento ao consumo, não contemplam as reais contribuições do empoderamento feminino para a vida das mulheres, e o quanto o empoderamento feminino na publicidade abrange aspectos que vão além das propostas de possíveis quebras de estereótipos machistas. Na verdade, esse movimento requer da publicidade a condição de agente fomentador do processo de empoderamento feminino.
Abstract: The purpose of this dissertation is to promote, in the light of gender studies, a debate about the image of women in beer advertising, specifically in campaigns that use the female empowerment approach. To this end, the study aimed to understand, analyze and critique the appropriation of gender issues and female empowerment in brewing advertising. The theoretical contribution in the studies of gender and the contributions of the feminist movements in this study guided the deepening in the relations of gender and power. The study sought in the theoretical framework the foundation for the issues of female empowerment, so that the knowledge was comprehensive as to the concepts and as to the articulation of the women's empowerment process. In order to understand the current image of women in brewing advertising, it was necessary to understand the evolution of the female image in advertising, before and after the femvertising phenomenon, which moves publicity to the approach to female empowerment, of consumer practices. The analysis of beer advertising campaigns aligned the elements of the advertising text to the way women's images were viewed. Thus, this study questions the issues of female empowerment, and deals with the aspects that involve the construction of the new image of women in beer advertising. Methodologically, this study is based on extensive bibliographical research, and the qualitative approach adopts as the method the analysis of thematic content, according to the foundations structured by Laurence Bardin (1977). The methodology also includes, for the exploration of the material, the analysis of advertising texts according to the fundamentals of Carrascoza (1999), combined with the analysis of visual elements according to the studies of the ways of seeing of John Berger (2016). Through the analysis presented, it is possible to perceive that the issues articulated by the publicity that adopts femvertising, as an approach and as a strategic tool to promote consumption, do not contemplate the real contributions of female empowerment to the life of women, and how much female empowerment in advertising covers aspects that go beyond proposals for possible breakdowns of sexist stereotypes. In fact, this movement requires publicity as the agent that promotes the process of female empowerment.
Palavras-chave: Publicidade
Feminismo
Consumo
Mulheres na comunicação de massa
Área(s) do CNPq: COMUNICAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Grande Rio
Sigla da instituição: UNIGRANRIO
Departamento: Unigranrio::Letras e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas
Citação: Lanini, Telma Regina Esteves. Um brinde à “nova mulher”: questões de consumo e empoderamento feminino na publicidade cervejeira. 2019. 109 f. Dissertação (Mestrado em Humanidades, Culturas e Artes) - Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/358
Data de defesa: 13-Fev-2019
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas

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