Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/372
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Curso de formação para docência online: uma proposta para a formação continuada |
Autor: | Costa, Natália Xavier Pereira da |
Primeiro orientador: | Vasconcellos, Roberta Flávia Ribeiro Rolando |
Primeiro membro da banca: | Vasconcellos, Roberta Flávia Ribeiro Rolando |
Segundo membro da banca: | Martins, Herbert Gomes |
Terceiro membro da banca: | Reis, Haydea Maria Marino de Sant'Anna |
Quarto membro da banca: | Santos, Rosemary |
Resumo: | A presente pesquisa buscou elaborar um Curso de Formação em Docência Online, produto aqui apresentado no formato de um Mapa de Atividades, um recurso de Design Instrucional. Embora seja pautada na distância física entre o professor e alunos, a Educação a Distância substitui a lógica bidirecional pela multidirecional e exige a rápida adaptação de discentes e docentes ao uso das novas tecnologias que a cada dia são incorporadas a esta modalidade. Neste cenário, se faz necessário, cada vez mais, um profissional capaz de realizar a mediação entre o aluno e o conhecimento de forma diferenciada e efetiva: o docente online. Valendo-se da abordagem metodológica da pesquisa-ação (CARR; KEMMIS, 1986), dezesseis docentes da Universidade UNIGRANRIO evidenciaram elementos que pudessem contribuir para a construção do produto como forma de intervenção para a melhoria do trabalho na EaD. Para a análise dos dados coletados ao longo desta pesquisa e para a elaboração do produto educacional, aqui proposto, utilizou-se a análise de conteúdo na perspectiva de Bardin. Foram realizados três encontros com os professores online a fim de discutir e apresentar propostas para a problemática da formação continuada necessária para o fazer docente do tutor. Por meio do produto aqui desenvolvido é possível visualizar a construção do conhecimento e todos os caminhos que deverão ser perpassados pelo docente online, de maneira que este profissional possa mediar, acompanhar e avaliar a aprendizagem de forma autônoma. Partindo de autores como Filatro (2008), Santos (2012), Silva (2009), Tardif (2010) e Vigotsky (1991), pensou-se na hipótese de que há demandas específicas para a atuação do professor na modalidade a distância, a criação de cursos de formação continuada para docentes online mostrou-se uma estratégia relevante para facilitar a compreensão sobre o trabalho desempenhado por este profissional. |
Abstract: | The present research sought to elaborate a Training Course in Teaching Online, product presented here in the format of an Activity Map, an Instructional Design resource. Although it is based on the physical distance between the teacher and students, Distance Education replaces bidirectional logic with multidirectional and requires the rapid adaptation of students and teachers to the use of new technologies that are increasingly incorporated into this modality. In this scenario, it becomes necessary, more and more, a professional capable of mediating between the student and the knowledge in a differentiated and effective way: the online teacher. Using the methodological approach of action research (CARR; KEMMIS, 1986), sixteen professors from UNIGRANRIO University showed elements that could contribute to the construction of the product as a form of intervention for the improvement of work in EAD. For the analysis of the data collected during this research and for the elaboration of the educational product proposed here we used the Content Analysis from Bardin's perspective. Three meetings were held with the online teachers in order to discuss and present proposals for the problem of continuing education necessary to make the teacher of the tutor. Through the product developed here it is possible to visualize the construction of knowledge and all the paths that must be crossed by the online teacher, so that this professional can mediate, monitor and evaluate the learning autonomously. From authors such as Filatro (2008), Santos (2012), Silva (2009), Tardif (2010) and Vigotsky (1991), it was hypothesized that there are specific demands for the teacher's performance in the distance modality, creation of continuing education courses for online teachers has proved to be a relevant strategy to facilitate the understanding of the work performed by this professional. |
Palavras-chave: | Educação Ensino – Metodologia Tecnologia educacional Design instrucional Ensino à distância |
Área(s) do CNPq: | EDUCAÇÃO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Grande Rio |
Sigla da instituição: | UNIGRANRIO |
Departamento: | Unigranrio::Ensino das Ciências |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências |
Citação: | COSTA, Natália Xavier Pereira da. Curso de formação para docência online: uma proposta para a formação continuada. 2019. 69 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências) - Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/372 |
Data de defesa: | 4-Jul-2019 |
Aparece nas coleções: | Coleção de Pós-Graduação em Ensino das Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Natalia Xavier Pereira da Costa.pdf | Completo | 1,59 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons