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Tipo do documento: Tese
Título: Favela da Barreira em cena: a ópera de uma resistência tecida na produção de saberes, conhecimentos e identidades
Autor: Lemos, Fábia de Castro
Primeiro orientador: Lima, Jacqueline de Cássia Pinheiro
Primeiro membro da banca: Silva, Renato da
Segundo membro da banca: Oliveira, Joaquim Humberto Coelho de
Terceiro membro da banca: Oliveira, Rosane Cristina de
Quarto membro da banca: Almeida, Anna Beatriz de Sá
Quinto membro da banca: Meihy, Jose Carlos Sebe Bom
Resumo: A presente pesquisa tratou de compreender a formação da identidade social e cultural do grupo de moradores da Favela da Barreira, utilizando-se da história oral de vida dos colaboradores, que revelaram elementos de entendimento do amálgama entre história de vida e história do espaço, o que possibilitou a compreensão dos arranjos orquestrados os quais emergiram identidade (s) as formulações sociais, locais e coletivas. A partir da observação do habitus, alinhavado nos saberes e as práticas locais foi possível identificar o arcabouço constitutivo de um sistema social retributivo produzido pelo grupo, situando o amálgama entre história de vida e história local evidenciado nas narrativas. O cotidiano se mostrou produtor e ao mesmo tempo produto do sistema local engendrado pelos moradores, na medida em que configura o suporte discursivo do grupo, na categorização, compreensão e descrição do espaço pelos moradores, a partir do que sentem da sinergia formulada entre ser e estar na favela, que capitula sentidos de existência na proxemia entre vivencia e espaço. Da análise do tecido narrativo, emergiu-se o conceito cunhado da Biodiscursividade, evidenciando a força do elemento biológico na construção dos discursos locais. A pesquisa ancorou-se na proposta metodológica de uma oralidade que, manteve-se como corpus documental dada envergadura do tecido narrativo, evidenciando capilaridades que alcançaram elementos da trajetória territorial da cidade, do bairro e da favela como arranjo decorrente do núcleo narrativo, situando a favela no espaço e suas narrativas, mantendo a oralidade como metodologia e não técnica complementar da pesquisa, o que nos encaminhou a proposta de uma metodologia de oralidade própria. O trabalho situou-se no objetivo de compreensão da construção de saberes e de conhecimentos delineados nos espaços da favela a partir dos códigos de comunicação estabelecidos, externados pelas apropriações do espaço em si e pela oralidade.
Abstract: The present research aimed at understanding the formation of the cultural identity of the group of residents of and visitors to Favela da Barreira, as well as the space itself. We have observed the local knowledge and practices that consolidate the framework of the social group, circulating in the daily life of a favela, which is located in Rocha Miranda neighborhood, in the northern area of the State of Rio de Janeiro. Thus, we sought to understand how these productions have contributed to the construction of the peripheral culture in the favela. We begin with the oral life histories of the dwellers and the visitors of the space, who maintained in the discourse certain identity position, contrasting with the stereotype constructed by the common sense that the favela is a homogeneous group. This study was oriented by the aim to understand the construction of knowledge outlined in the spaces of the favela from the established communication codes, expressed by the appropriations of the space itself and by the oral communication. Between the discernment of external standards and the reformulations made in the favela, there are the mechanisms that explain the strategies of the residents to demarcate the group's identity construction and the negotiations with the space. Through the interviews with residents of and visitors to the favela, as well as the analysis of the manifestations and the appropriations of the space, the objective was to understand how daily life mobilizes the construction of knowledge and organizes the group. This can be understood as the immersion of multicultural identity (ies), which depicts the favela as a space of struggles, negotiations and alliances, revealing the very ethos that permeates the favela, in the weaving of memory, time and space.
Palavras-chave: Educação
Barreira (Rio de Janeiro, RJ) - Favelas
História oral
Conhecimento
Identidade
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Grande Rio
Sigla da instituição: UNIGRANRIO
Departamento: Unigranrio::Letras e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas
Citação: LEMOS, Fábia de Castro. Favela da Barreira em cena: a ópera de uma resistência tecida na produção de saberes, conhecimentos e identidades. 2019. 436 f. Tese (Doutorado em Humanidades, Culturas e Artes) - Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/374
Data de defesa: 14-Mar-2019
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas

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