Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/375
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSobrinho, Patrícia Jerônimo-
dc.contributor.advisor1Fortuna, Daniele Ribeiro-
dc.contributor.referee1Fortuna, Daniele Ribeiro-
dc.contributor.referee2Silva, Renato da-
dc.contributor.referee3Oliveira, Joaquim Humberto Coelho de-
dc.contributor.referee4Siqueira, Denise da Costa Oliveira-
dc.contributor.referee5Lewis, Elizabeth Sara-
dc.date.accessioned2020-01-08T18:03:54Z-
dc.date.issued2019-04-24-
dc.identifier.citationSOBRINHO, Patrícia Jerônimo. Quem disse que boneca não fala?: um estudo sobre as representações sociais do feminino nas bonecas Susi (1966-2016). 2019. 228 f. Tese (Doutorado em Humanidades, Culturas e Artes) - Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias, 2019.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/375-
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi investigar as representações sociais do feminino refletidas e reproduzidas pelas bonecas Susi, desde 1966 até 2016, procurando evidenciar se elas propagavam certas representações tradicionais do feminino ou se rompiam com essas representações em busca de novos paradigmas e interesses econômicos. Para tanto, foram analisados – tomando como base a proposta de Gilles Brougère (2010) sobre a análise do brinquedo, segundo o aspecto material e das suas significações – diferentes modelos da Susi, e também alguns catálogos e embalagens de variadas décadas, prestando bastante atenção ao formato do corpo, cor da pele (plástico), à textura, tamanho e cor dos cabelos, aos olhos, à maquiagem e à roupa. As bases teóricas deste trabalho encontraram respaldo: nos estudos sobre infância e brinquedo de Ariès (1981) e Benjamin (2004, 1987); nas considerações de Brougère (2010) a respeito da boneca como uma fonte de significados sociais e culturais; na teoria das representações sociais de Moscovici (1978) e Jodelet (2002); nas contribuições de Laqueur (2001) quanto à construção do conceito do feminino; nos pressupostos de Foucault (1988, 1987, 1986) no que tange às relações de poder; e nas formulações teóricas sobre a noção de gênero enunciadas, especialmente, por Beauvoir (1970, 1967), Friedan (1971), Ortner (2006, 1979), Rubin (2012, 1993), Scott (2011, 1995, 1992) e Butler (2006, 2003, 2002). Concluiu-se que, com a Susi, a fábrica Estrela trouxe à tona uma série de representações do feminino e que, muitas vezes, tais representações possuíam de fato o objetivo de construir um determinado “espelho” da mulher na sociedade, rompendo ou reiterando padrões tradicionais para se adequar à lógica do mercado.por
dc.description.abstractThe objective of this study was to investigate the social representations of feminism reflected and reproduced by Susi Dolls from 1966 to 2016 looking to evidence if they propagated certain traditional representations of feminism or if they broke with these representations in search of new paradigms and economic interests. Therefore, different models of Susi were analyzed – taking as base Gilles Brougère’s proposition (2010) about the analysis of the toy according to the material aspect and its significations – and also some catalogues and packagings of diverse decades, paying significant attention to the shape of the body, color of the plastic skin, texture, length and color of the hair, eyes, make-up and outfit. The theoretical basis of this work found support in: the studies about childhood and toy of Ariès (1981) and Benjamin (2004, 1987); the considerations of Brougère (2010) about the doll as a source of social and cultural significances; the theory of social representations of Moscovici (1978) and Jodelet (2002); the contributions of Laqueur (2001) about the construction of the concept of feminine; the assumption of Foucault (1988, 1987, 1986) in reference to the power relations and the theoretical formulation about the enunciated notion of gender, especially de Beauvoir (1970, 1967), Friedan (1971), Ortner (2006, 1979), Rubin (2012, 1993), Scott (2011, 1995, 1992) and Butler (2006, 2003, 2002). This study concludes that the Estrela toy Factory brought up series of representations of the feminine and that many times these representations possessed, in fact, the objective of constructing a determined “mirror” of the woman in society, breaking or reiterating traditional standards to adapt to the market logic.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Janser dos Santos Nascimento ([email protected]) on 2020-01-08T18:03:54Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Patricia Jeronimo Sobrinho.pdf: 3191933 bytes, checksum: 10980f5b1c62eb4f9334f896f71f6f11 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-08T18:03:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Patricia Jeronimo Sobrinho.pdf: 3191933 bytes, checksum: 10980f5b1c62eb4f9334f896f71f6f11 (MD5) Previous issue date: 2019-04-24eng
dc.description.sponsorshipCNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Grande Riopor
dc.publisher.departmentUnigranrio::Letras e Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIGRANRIOpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectRepresentações sociaispor
dc.subjectGênero feminino - Aspectos sociaispor
dc.subjectBoneca Susipor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANASpor
dc.titleQuem disse que boneca não fala?: um estudo sobre as representações sociais do feminino nas bonecas Susi (1966-2016)por
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Patricia Jeronimo Sobrinho.pdfCompleto3,12 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons