Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/376
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaulino, Simone Campos-
dc.contributor.advisor1Félix, Idemburgo Pereira Frazão-
dc.contributor.referee1Félix, Idemburgo Pereira Frazão-
dc.contributor.referee2Pietrani, Anélia Montechiari-
dc.contributor.referee3Fortuna, Daniele Ribeiro-
dc.contributor.referee4Perim, Regina Silva Michelli-
dc.contributor.referee5Teixeira, Vanessa Ribeiro-
dc.date.accessioned2020-01-08T18:34:37Z-
dc.date.issued2018-06-25-
dc.identifier.citationPAULINO, Simone Campos. Tecendo e destecendo: as representações femininas nos contos de fadas da tradição e de Marina Colasanti. 2018. 240 f. Tese (Doutorado em Humanidades, Culturas e Artes) - Universidade do Grande Rio, 2018.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/376-
dc.description.resumoO presente trabalho de cunho, principalmente bibliográfico, apresenta um estudo de base comparativista que, através da costura entre os contos de fadas da tradição e os da autora ítalo-brasileira, Marina Colasanti, busca denunciar os papéis de gênero impressos nesse tipo de narrativa e a necessidade de um revisionismo do cânone literário. Desta forma, a presente tese objetiva abordar como, tomando para si o mote dos contos de fadas da tradição, a autora Marina Colasanti desconstrói a violência simbólica do discurso do patriarcado presente nas narrativas tradicionais. Esta tese ressalta a desconstrução das protagonistas dos contos de fadas na obra colasantiana e tem como pressupostos teóricos Adichie (2017), Banditer (1985), Beauvoir (2009), Bourdieu (2014), Butler (2003), Coelho (1991, 2000, 2008), Colasanti (2004), Darnton (1986), Fávero (2010), Franz (1990), Martins (2006), Mendonça (2000), Michelli (2008, 2010), Oliveira (2014), Oliveira (2016), Silva (1994, 2009) , Tatar (2013), Todorov (2008), Vladimir Propp (2006), Warner (1999), Zipes (2006), Zolin (2007, 2009). Outrossim, este trabalho apresenta entrevistas, realizadas com voluntárias, objetivando apontar para a relação entre as mulheres e os contos de fadas. Norteando-se pela teoria feminista anglo-saxônica, a tese traça um paralelo entre as representações femininas nesses contos e questiona o discurso, precipuamente, patriarcal nas narrativas da tradição. Destacamos ainda que, a presente tese, busca questionar a naturalização das condutas morais de gênero expressas nos contos de fadas e a violência simbólica que se manifesta na sociedade por meio dos “ensinamentos” dessas narrativas.por
dc.description.abstractThe present work, mainly bibliographic, presents a comparative study that, through the seam between the fairy tales of the tradition and those of the Italian-Brazilian author, Marina Colasanti, seeks to denounce the gender roles printed in this type of narrative and the need for a revisionism of the literary canon. In this way, the present thesis aims to approach how, taking to itself the motto of the fairy tales of the tradition, the author Marina Colasanti deconstructs the symbolic violence of the discourse of the patriarchate present in the traditional narratives. This thesis highlights the deconstruction of the fairy-tales protagonists in the Colasantian work and has as theoretical presuppositions Adichie (2017), Banditer (1985), Beauvoir (2009), Butler (2003), Coelho (1991, 2000, 2008), Colasanti (2004), Darnton (1986), Fávero (2010), Franz (1990), Martins (2006), Mendonça (2000), Michelli (2008, 2010), Oliveira (2016), Silva (1994, 2009), Tatar (2013), Todorov (2008), Vladimir Propp (2006), Warner (1999), Zipes (2006), Zolin (2007, 2009). In addition, this work presents interviews, conducted with volunteers, aiming to point to the relationship between women and fairy tales. Drawing on Anglo-Saxon feminist theory, the research draws a parallel between the feminine representations in these tales and questions the patriarchal discourse in the narratives of tradition. We also emphasize that the present thesis seeks to question the naturalization of the moral conduct of gender expressed in fairy tales and the symbolic violence that is manifested in society through the "teachings" of these narratives.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Janser dos Santos Nascimento ([email protected]) on 2020-01-08T18:34:37Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Simone Campos Paulino.pdf: 2999201 bytes, checksum: fc95cb2cc6a738a4823cb63e136d56e1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-08T18:34:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Simone Campos Paulino.pdf: 2999201 bytes, checksum: fc95cb2cc6a738a4823cb63e136d56e1 (MD5) Previous issue date: 2018-06-25eng
dc.description.sponsorshipCNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Grande Riopor
dc.publisher.departmentUnigranrio::Letras e Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIGRANRIOpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectColasanti, Marina, 1937- – Crítica e interpretaçãopor
dc.subjectEscritores brasileiros - Biografiapor
dc.subjectLiteratura infanto-juvenilpor
dc.subjectFantasia na literaturapor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANASpor
dc.titleTecendo e destecendo: as representações femininas nos contos de fadas da tradição e de Marina Colasantipor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Simone Campos Paulino.pdfCompleto2,93 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons