Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/37
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeal, Willian da Silva-
dc.contributor.advisor1Lozano, Abel Rodolfo Garcia-
dc.contributor.advisor-co1Lima, Jacqueline de Cássia P.-
dc.contributor.referee1Lozano, Abel Rodolfo Garcia-
dc.contributor.referee2Lima, Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima-
dc.contributor.referee3Waga, Christina Fraga Esteves Maciel-
dc.date.accessioned2016-06-17T17:58:58Z-
dc.date.issued2009-12-16-
dc.identifier.citationLeal, Willian da Silva. O ensino de algoritmos no ensino médio: por que não?. 2009. 99 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/37-
dc.description.resumoEsta pesquisa investiga, por meio de uma estratégia de ensino concreta, a viabilidade do ensino dos algoritmos no Ensino Médio, através de uma oficina com atividades de ensino, indicando a possibilidade de desenvolvê-lo através de uma atividade extraclasse e extracurrículo, tomando como referencial a aplicação dos algoritmos, através de conceitos associados à Teoria dos Grafos como técnica de Modelagem Matemática. Esta atividade foi desenvolvida com alunos do Ensino Médio de uma escola pública federal, e de uma escola da rede privada localizada no centro de Duque de Caxias, onde algumas facilidades e dificuldades foram demonstradas pelos participantes, no processo de construção do conhecimento, integrando assim, dados de uma pesquisa bibliográfica e os resultados obtidos na atividade proposta, e geraram assim, um estudo acerca de uma proposta motivadora de ensino-aprendizagem dos algoritmos e consequentemente da Modelagem Matemática. O desenvolvimento do pensamento algorítmico, das técnicas de Modelagem Matemática e dos conceitos da Matemática Discreta são imprescindíveis ao desenvolvimento da Matemática, portanto da ciência e da tecnologia. No mundo informatizado em que vivemos, faz-se necessário o desenvolvimento cognitivo dos indivíduos. A introdução, de forma educacional, proporcionaria aos cidadãos a aptidão necessária para viver, ativamente em um mundo fundamentado nos procedimentos sequenciais e interligados de forma lógica, o que caracteriza o Algoritmo.por
dc.description.abstractThis research investigates, through a strategy of teaching practice, the possibility of teaching algorithms in high school, by a workshop with teaching activities, indicating the possibility of developing it through an extra class and extra curriculum activity, having as reference the application of algorithms, using concepts associated with the Theory of Graphs and Mathematical Modeling technique. This activity was developed with students from federal public school in Duque de Caxias a and a private school located in the center of Duque de Caxias, where some facilities and difficulties have been demonstrated by the students in the process of knowledge construction, integrating data from a literature search and the results obtained in the proposed activity, and producing, in this way, a study on a proposed reason of teaching and learning algorithms and hence the mathematical modeling. The development of algorithm thought, mathematical modeling techniques and the concepts of discreet mathematics is essential in the development of mathematics, then science and technology. In a computer world where we live in, it is necessary the individual’s cognitive development. The introduction, in education, would give citizens the ability to live actively in a world based on sequential procedures and interconnected in a logical way which characterizes the algorithm.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Patricia Vieira Silva ([email protected]) on 2016-06-17T17:58:58Z No. of bitstreams: 1 Willian da Silva Leal.pdf: 1480523 bytes, checksum: 796d6dd6a5d3caeca59d1474b44ac0ca (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-06-17T17:58:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Willian da Silva Leal.pdf: 1480523 bytes, checksum: 796d6dd6a5d3caeca59d1474b44ac0ca (MD5) Previous issue date: 2009-12-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Grande Riopor
dc.publisher.departmentUnigranrio::Ensino das Ciênciaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIGRANRIOpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducação básica - Recursos de rede de computadorespor
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopor
dc.subjectModelos matemáticospor
dc.subjectTeoria dos grafospor
dc.subjectComputação - Matemáticapor
dc.subjectAlgoritmospor
dc.subject.cnpqENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.titleO ensino de algoritmos no ensino médio: por que não?por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Willian da Silva Leal.pdf1,45 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.