Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/384
Tipo do documento: Dissertação
Título: Deus dará? Consumo e intervenção divina
Autor: Silva, Elaine de Souza
Primeiro orientador: Ayrosa, Eduardo André Teixeira
Primeiro membro da banca: Ayrosa, Eduardo André Teixeira
Segundo membro da banca: Leandro, Luiz Alberto de Lima
Terceiro membro da banca: Barboza, Renata Andreoni
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma reflexão sobre a intervenção divina e o consumidor crente, imaginando um cenário com deus como mediador das relações de consumo dos crentes, buscando apresentar os bens que são solicitados a intervenção divina. Para tanto, são abordadas questões como os conceitos de decisão de comprar, a teoria dos papéis, a cultura do consumo, bens marcadores, desejo e consumo, a cultura da religião e a teoria da atribuição causal. Para possibilitar a consecução do objetivo de desvelar as múltiplas abordagens e como presumivelmente ocorre a intervenção divina, à luz de diferentes teorias sociais, buscaram-se ainda evidências empíricas em pesquisa realizada com pessoas crentes de diversas instituições religiosas. Esta pesquisa foi realizada através do método de análise do discurso e, a partir dos dados dela originados, foram propostas e desenvolvidas seis (6) categorias, sendo três a priori: crença religiosa, bens marcadores e intervenção divina e três emergentes: teoria dos papéis, atribuição causal e desejo, por meio de uma sistematização do material teórico coletado em perspectiva com os resultados obtidos. Essa categorização das dimensões sociais do consumo baseou-se em teorias e autores diversos, estabelecendo-se uma conexão com as mais diversas facetas da sociedade.
Abstract: This research presents a reflection on divine intervention and the believing consumer, imagining a scenario with God as mediator of the consumer relations of believers, seeking to present the goods that are requested to divine intervention. In order to do so, issues such as decision-making, paper theory, consumer culture, marketable goods, desire and consumption, the culture of religion and the theory of causal attribution are discussed. In order to achieve the objective of unveiling the multiple approaches and how presumably divine intervention occurs, in the light of different social theories, empirical evidence was also sought in research carried out with believers from various religious institutions. This research was carried out through the method of discourse analysis and, based on the data from which it originated, six (6) categories were proposed and developed, three of which were a priori: religious belief, marking and divine intervention, and three emergent: role theory, causal attribution and desire, through a systematization of the theoretical material collected in perspective with the results obtained. This categorization of the social dimensions of consumption was based on diverse theories and authors, establishing a connection with the most diverse facets of society.
Palavras-chave: Administração
Marketing
Consumo
Atribuição de causalidade
Crença religiosa
Área(s) do CNPq: ADMINISTRAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Grande Rio
Sigla da instituição: UNIGRANRIO
Departamento: Unigranrio::Administração
Programa: Programa de Pós-Graduacão em Administração
Citação: SILVA, Elaine de Souza. Deus dará? Consumo e intervenção divina. 2019. 95 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Administração) - Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/384
Data de defesa: 27-Fev-2019
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elaine de Souza Silva - DISSERTACAO.pdfELAINE DE SOUZA SILVA1,3 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.