Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/45
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAntunes, Jeanne Barros-
dc.contributor.advisor1Novikoff, Cristina-
dc.contributor.referee1Novikoff, Cristina-
dc.contributor.referee2Costa, Ana Valéria de Figueiredo da-
dc.contributor.referee3Kauss, Vera Lucia Teixeira-
dc.date.accessioned2016-09-15T17:45:07Z-
dc.date.issued2011-12-16-
dc.identifier.citationAntunes, Jeanne Barros. As representações sociais sobre o ensinar de professores na formação continuada no ensino à distância. 2011. 96 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas) - Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/45-
dc.description.resumoO tema aborda representações sociais acerca do ensinar de professores que estão em formação continuada no curso de Pós-Graduação – lato sensu na modalidade à distância da PUC- Rio objetiva-se compreender as Representações Sociais de ensinar dos professores e as possíveis tendências das práticas pedagógicas no Est ado do Ri o de Janeiro. A Teoria das Representações Sociais - TRS apóia teórico metodologicamente a compreensão e contribuição no pensar quais significados de ensinar e no indicar possíveis escolhas de práticas pedagógicas. As representações sociais de ensinar constituem- se em um objeto, que ao aprofundar sua análise e discussão, permite a compreensão do modus operandis do professor e estratégias de formação docente. Para a cientificidade e criticidade é preciso investigar, discutir teorias que possibilitam tal articulação. Cita-se à ideia de ensinar (MASETTO, 2000; 2003) e a proposta da UNESCO (2000). Também busca Pierre Levy (2000) par a pensar o conceito de rede que norteia o novo meio de comunicação que emerge da interconexão mundial. Busca-se ainda a ideia de formas de pensar e agir frente ao ciberespaço e a cibercultura. Sendo assim, percebemos a triangulação Pedagogia, a Psicologia e as Tecnologias. A metodologia investigativa será qualitativa a (CRESWEL, 2007) com ênfase na psicologia social. Os dados que f oram tratados e na análise do conteúdo sobre a formação continuada de professores no que diz respeito às suas possibilidades e limites na melhoria da compreensão do que seja ensinar.por
dc.description.abstractThe theme focuses on social representations about teaching of teachers who are in continuing education on post graduate-lato sensu in the distance education mode of PUC-Rio aims to understand the social representations of teacher’ s t each and the possible trends of teaching practices in Rio de Janeiro St at e. The theory of social representations - TRS support s theoretically and methodologically the understanding and contribtion on thinking about the meaning of teaching and indicating possible choices of teaching practices. The social representation of teaching consists in an object where when in deep analysis and discussion allows the understanding of the operands method of the teacher, as well as proposing strategies for teacher training. For the scientific and critical need it’s amust to investigate, discuss theories that allow suchco ordination. It’s quoted the idea of teaching (MASETTO, 2000, 2003) and the proposal of UNESCO (2000). It also seeks to Pierre Levy (2000) to consider the concept of network that guides the new communication method that emerges from global interconnection. Is Searched still the idea of ways of thinking and act in gin the cyberspace and cyber culture. Thus, we see the tri angulation Pedagogy, Psychology and Technology. The investigative methodology will be qualitative (CRES WEL, 2007) with emphasis in social psychology. The data that have been processed and the analysis of the content about the continuing education of teachers regardingt heir possibilities and limitations in improving the understanding of what is wanted to be taught.por
dc.description.provenanceSubmitted by Patricia Vieira Silva ([email protected]) on 2016-09-15T17:45:07Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Jeanne Dissertação 3105.pdf: 1239507 bytes, checksum: 3daad28956277fa1cc426e99a98ab7c0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-15T17:45:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Jeanne Dissertação 3105.pdf: 1239507 bytes, checksum: 3daad28956277fa1cc426e99a98ab7c0 (MD5) Previous issue date: 2011-12-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Grande Riopor
dc.publisher.departmentUnigranrio::Letras e Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIGRANRIOpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectRepresentações sociaispor
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subjectProfessores - Educação ( Educação permanente)por
dc.subjectEnsino à distânciapor
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subjectEducação permanentepor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.subject.cnpqFormação de Professorespor
dc.titleAs representações sociais sobre o ensinar de professores na formação continuada no ensino à distânciapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jeanne Dissertação 3105.pdfCompleto1,21 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons