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dc.creatorGrizente, Ivaneide Nunes Paulino-
dc.contributor.advisor1Ayrosa, Eduardo André Teixeira-
dc.contributor.referee1Ayrosa, Eduardo André Teixeira-
dc.contributor.referee2Barros, Denise Franca-
dc.contributor.referee3Darbilly, Leonardo Vasconcelos Cavalier-
dc.date.accessioned2016-09-27T22:47:09Z-
dc.date.issued2015-02-27-
dc.identifier.citationGrizente, Ivaneide Nunes Paulino. O trabalhador tatuado: considerações sobre trabalho, tatuagem e estigma numa cultura de consumo. 2015. 96 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Rio de Janeiro.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/68-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é entender como o uso ostensivo da tatuagem, na condição de objeto de consumo, é feito em ambientes de trabalho vis-à-vis a possibilidade de estigmatização a que seu usuário-ostentador está sujeito. Para isso foram identificados os fatores considerados na decisão do uso da tatuagem e como o consumo da tatuagem fundamenta a constituição ou reconstituição da identidade do tatuado. A sustentação teórica deste trabalho se deu pelo aprofundamento dos temas estudados anteriormente por Bauman, Hall e Giddens, em seus estudos sobre Identidade; Slater, no que tange à cultura de consumo; e Baudrillard, referente ao consumo. Totten, Lipscomb e Jones contribuíram com seus estudos sobre ambiente de trabalho e tatuagem e Goffman com as considerações sobre estigma. Este é um estudo de natureza qualitativa e caráter exploratório, conduzido com entrevistas narrativas e que visa obter informações na direção das análises dos dados obtidos. Os dados foram coletados junto a oito tatuados, de ambos os sexos, com idades entre 23 e 37 anos, residentes no Estado do Rio de Janeiro, nos meses de agosto e setembro de 2014. Os resultados demonstraram que o ambiente de trabalho ainda é hostil com os tatuados, muito embora esteja em curso a amenização deste estigma. Demonstrou-se também que os tatuados se defendem do estigma tatuando locais do corpo que possam esconder através do vestuário e com desenhos não agressivos. Conclui-se o trabalho fazendo recomendações para as empresas e para os tatuados, com o intuito de beneficiar ambos.por
dc.description.abstractThis study aimed to understand how the conspicuous use of the tattoo, as a consumer good, is made in work environments vis-à-vis the possibility of stigmatization its user-boaster is subject to. So we identified the factors considered when the use of tattoo is decided, and how the consumption of tattoo founds the constitution or reconstitution of the identity of tattooed one. The theoretical framework of this study was due to the deepening of themes previously studied by Bauman, Hall and Giddens, in their studies of Identity; Slater, with respect to consumer culture; and Baudrillard, related to consumption. Totten, Lipscomb and Jones contributed their studies on work and tattoo environment, and Goffman, with the consideration of stigma. This is a qualitative and exploratory study, conducted with narrative interviews seeking information towards data analysis. Data were collected from eight tattooed, of both sexes, aged between 23 and 37 years, residents of the State of Rio de Janeiro, in August and September 2014. The results showed that the work environment is still hostile with the tattooed, although there is ongoing alleviation of this stigma. It also demonstrated that the tattooed defends themselves from stigma by tattooing on body sites that may hide through clothing, and with no aggressive designs. We conclude the work by making recommendations for companies and tattooed in order to benefit both.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Janser dos Santos Nascimento ([email protected]) on 2016-09-27T22:47:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Ivaneide Nunes Paulino Grizente.pdf: 1530753 bytes, checksum: a8103242da93a00cab08ceda5167fe8d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-27T22:47:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Ivaneide Nunes Paulino Grizente.pdf: 1530753 bytes, checksum: a8103242da93a00cab08ceda5167fe8d (MD5) Previous issue date: 2015-02-27eng
dc.description.sponsorshipCNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Grande Riopor
dc.publisher.departmentUnigranrio::Administraçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIGRANRIOpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduacão em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectTatuagempor
dc.subjectConsumidorespor
dc.subjectAmbiente de trabalhopor
dc.subject.cnpqADMINISTRAÇÃOpor
dc.titleO trabalhador tatuado: considerações sobre trabalho, tatuagem e estigma numa cultura de consumopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Administração

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