Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/79
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Análise das características e fontes geradoras da Síndrome de Burnout: o caso dos Ppofessores de cursos de Administração de universidades privadas |
Autor: | Bloise, Domingos |
Primeiro orientador: | Sauerbronn, João Felipe Rammelt |
Primeiro membro da banca: | Sauerbronn, João Felipe Rammelt |
Segundo membro da banca: | Carvalho, Frederico Antonio de Azevedo |
Terceiro membro da banca: | Carmo, Maria Scarlet Fátima do |
Resumo: | No mundo do trabalho têm ocorrido muitas transformações na tecnologia, na gestão organizacional, nas formas de organizar o trabalho e nas relações do ser humano. Os cargos apresentam atribuições diversificadas e mais complexas, requerendo mais exigências. Clientes demandam novas exigências de qualidade. Essas transformações acabam levando a cobrança por eficiência e produtividade, e, conseqüentemente, a competição, que gera sentimentos de insegurança, angustia, ameaça, baixa auto-estima, desmotivação e insatisfação. O acúmulo destes sentimentos leva ao estresse, e, em vários casos, a Síndrome de Burnout, que é consideradas um dos desdobramentos do estresse profissional. Com o profissional docente das Instituições de Ensino Superior não é diferente. Desta forma, esta pesquisa se propõe a analisar as práticas que provocam o estresse e o burnout nos professores do curso superior de Administração. |
Abstract: | In the world of work there been many changes in technology, in organizational management, in ways of organizing work and on human relations. The positions have different responsibilities and more comnplex, more demanding requirements. Customers demand new requirements of quality. These changes eventually lead to the exigency of efficiency and productivity, and hence the competition, which creates feelings of insecurity, anxiety, threat, low self-esteem, motivation and dissatisfaction. The accumulation of these emotions leads to stress, and in several cases, the Burnout Syndrome, which is considered one of the ramifications of stress occupation. With university teachers is no different, therefore, this research aims to examine the practices that cause stress and burnout to them. |
Palavras-chave: | Administração Síndrome de Burnout Ensino superior Estresse |
Área(s) do CNPq: | ADMINISTRAÇÃO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Grande Rio |
Sigla da instituição: | UNIGRANRIO |
Departamento: | Unigranrio::Administração |
Programa: | Programa de Pós-Graduacão em Administração |
Citação: | Bloise, Domingos. Análise das características e fontes geradoras da Síndrome de Burnout: o caso dos Ppofessores de cursos de Administração de universidades privadas. 2009. 62 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Rio de Janeiro. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/79 |
Data de defesa: | 8-Mai-2009 |
Aparece nas coleções: | Coleção de Pós-Graduação em Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Domingos Bloise.pdf | Completo | 237,61 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons