Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/97
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPinto, Neusa Maria Lopes-
dc.contributor.advisor1Ferreira, Luís Fernando Filardi-
dc.contributor.referee1Ferreira., Luís Fernando Filardi-
dc.contributor.referee2Nicolini, Alexandre Mendes-
dc.contributor.referee3Oliveira, Lucia Barbosa de-
dc.date.accessioned2016-11-08T20:06:54Z-
dc.date.issued2012-08-13-
dc.identifier.citationPINTO, Neusa Maria Lopes. Coaching empreendedor: estudo sobre sua influência no incremento das competências e no desempenho de empreendedores. 2012. 128 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Rio de Janeiro.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/97-
dc.description.resumoEste trabalho pretendeu trazer mais luz ao conceito de coaching bem como verificar em que medida esse processo pode facilitar o desenvolvimento das competências de jovens empreendedores. A fim de alcançar esse objetivo, o estudo se apoiou nos pressupostos das teorias construtivistas de aprendizagem que balizam muito o pensar coaching. Por ser um processo inerentemente reflexivo optou-se por introduzir exercícios projetivos que dessem concretude para a análise do desenvolvimento dos jovens empreendedores nas competências por eles valorizadas. Foi também contributivo para levantar as alternativas utilizadas pelos empreendedores para seu incremento. A pesquisa de campo envolveu10 (dez) jovens empreendedores associados a 2 (duas) incubadoras (Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo) e foram realizadas entrevistas seguindo um questionário/roteiro objetivando levantar suas percepções com relação ao próprio desenvolvimento nas competências consideradas importantes. Com base na qualidade das escolhas e decisões expressadas pelos jovens empreendedores e analisadas à luz da análise de conteúdo de Bardin (1977) tornou-se possível inferir o estágio de mudança (E.E.M.) dos pesquisados. As conclusões foram possíveis na medida em que o pesquisador trabalhou com vestígios, com manifestações de estados, dados e fenômenos que lhe permitiram deduzir, de maneira lógica, conhecimentos sobre o emissor da mensagem (Bardin, 1977). Observou-se que os jovens empreendedores, na maioria das vezes com alta competência técnica, buscam desenvolver suas competências gerenciais e sociais motivados a criar e manter sua independência de pensamento e ação. Concluiu-se que o coaching pode ser entendido como um processo que facilita e agiliza o incremento dessas competências de forma a garantir o alcance das metas estabelecidas pelos próprios empreendedores.por
dc.description.abstractThis study aimed to bring more light to the concept of coaching, as well as verify how much this process can facilitate the development of young entrepreneurs’ competences. In order to achieve this objective, the study’s foundation was the constructivist theories of learning, which are the basis of the coaching way of thinking. For being aninherently reflexive process, it was chosen to introduce projective exercises which could give something concrete for analyzing the young entrepreneurs’ development in the competences they value. It also contributed for raising the alternatives used by them for their improvement. The field research involved 10 (ten) young entrepreneurs associated to 2 (two) incubators (in the states of São Paulo and Rio de Janeiro) and the interviews were led following a questionnaire/roadmap, aiming to risetheir own perceptions regarding their own development in the competences they considered important. Based on the quality of the choices and decisions expressed by the young entrepreneurs, analyzed through Bardin’s (1977) content, it was possible to infer the entrepreneurs’ state of change (E.E.M.). Conclusions were possible since the researcher has worked with traces, state manifestations, data and phenomena, which allowed the deduction, in a logical way, of the message sender’s knowledge (BARDIN, 1977). It was possible to observe that young entrepreneurs, who, most of the time, have a high technical competence, search for developing their managerial and social competences, motivated to create and maintain their independence in thoughts and actions. It was concluded that coaching can be understood as a process that facilitates and accelerates the incrementof those competences in order to ensure that the goals established by the entrepreneurs themselves will be achieved.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Janser dos Santos Nascimento ([email protected]) on 2016-11-08T20:06:54Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Neusa Maria Lopes Pinto.pdf: 3360807 bytes, checksum: 48332dc7d14317f5fd3d5d3be7c0eecb (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-08T20:06:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Neusa Maria Lopes Pinto.pdf: 3360807 bytes, checksum: 48332dc7d14317f5fd3d5d3be7c0eecb (MD5) Previous issue date: 2012-08-13eng
dc.description.sponsorshipCNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Grande Riopor
dc.publisher.departmentUnigranrio::Administraçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIGRANRIOpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduacão em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectEmpreendedorismopor
dc.subjectNegóciospor
dc.subjectHabilidades de vidapor
dc.subjectPerspectiva de tempopor
dc.subject.cnpqADMINISTRAÇÃOpor
dc.titleCoaching empreendedor: estudo sobre sua influência no incremento das competências e no desempenho de empreendedorespor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Neusa Maria Lopes Pinto.pdfCompleto3,28 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons