???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/124
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLima, Thais Vieira de.-
dc.contributor.advisor1Freitas, Angilberto Sabino de-
dc.contributor.referee1Freitas, Angilberto Sabino de-
dc.contributor.referee2Nicolini, Alexandre Mendes-
dc.contributor.referee3Ferreira, Luis Fernando Filardi-
dc.date.accessioned2017-02-08T13:31:33Z-
dc.date.issued2016-03-31-
dc.identifier.citationLIMA, Thais Vieira de. O uso do mobile learning como apoio ao ensino e aprendizagem em Administração. 2016. 160 f. Dissertação (mestrado em Administração) – Universidade do Grande Rio “Prof. José de Souza Herdy”, Escola de Ciências Sociais e Aplicadas, Rio de Janeiro, 2016.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/124-
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo apresentar um protocolo para o uso das tecnologias móveis disponíveis em telefones celulares, smartphones e tablets como modalidade complementar ao ensino presencial de Administração. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, que usa a Design Research como metodologia. Para a elaboração do protocolo, utilizou-se o Modelo para Análise Racional de Educação Móvel, com base na Teoria da Aprendizagem Experiencial, como abordagem pedagógica. A coleta de dados ocorreu em um centro universitário privado do Rio de Janeiro, com 62 alunos de graduação em Administração. Os resultados indicam que o protocolo proposto é adequado para a elaboração de estratégias e atividades de mobile learning, pois foram encontradas evidências que reforçam o modelo teórico adotado neste estudo, principalmente devido aos seus aspectos sociais: interação; promoção de contextos autênticos; e formação de comunidades de aprendizagem. Porém, existem barreiras à adoção do mobile learning, como: a resistência à mudança; o baixo grau de criticidade dos estudantes; e a exigência de uma sólida formação didático-pedagógica do professor universitário. Além do caráter ferramental, o protocolo presente neste estudo pretende contribuir com uma nova perspectiva sobre o uso da tecnologia móvel no processo de ensino-aprendizagem, por intermédio de práticas capazes de promover sua incorporação como instrumento pedagógico.por
dc.description.abstractThe objective of this study is to present a protocol for the use of mobile technologies available in mobile phones, smartphones and tablets as a complementary modality on the presencial teaching of management. Its about a quali-quantitative research, which used Design Research as methodology. For the elaboration of the protocol it was used a model for rational analysis of mobile education based on experiential learning theory as pedagogical approach. The data collection occured in a private university center in Rio de Janeiro with 62 management students. The results show that the protocol proposed is suitable to the elaboration of strategies and activities of mobile learning because evidences were found which strengthened the adopte theoretical model in this study mainly due the social aspects as interaction; proposal of authentics contexts and formation of learning communities. However, there are barriers to the adoption of mobile learning, as the resistance to change,the low degree of criticality from the students, and the requirement of a solid didactic pedagogical formation from the university professor. Beyond the ferramental nature, the protocol presented in this study intends to contribute with a new perspective about the use of mobile Technologies in the teaching- learning process, through practices able to promote your merger as educational tool.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Janser dos Santos Nascimento (janser.nascimento@unigranrio.com.br) on 2017-02-08T13:31:33Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Thais Vieira de Lima.pdf: 3566947 bytes, checksum: e17145100b1549dd020e570121720d8c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-02-08T13:31:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Thais Vieira de Lima.pdf: 3566947 bytes, checksum: e17145100b1549dd020e570121720d8c (MD5) Previous issue date: 2016-03-31eng
dc.description.sponsorshipCNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Grande Riopor
dc.publisher.departmentUnigranrio::Administraçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIGRANRIOpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduacão em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectComputadores de bolsopor
dc.subject.cnpqADMINISTRAÇÃOpor
dc.titleO uso do mobile learning como apoio ao ensino e aprendizagem em Administraçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção de Pós-Graduação em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thais Vieira de Lima.pdfCompleto3,48 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons