???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/166
Tipo do documento: Dissertação
Título: A sustentabilidade e a economia de comunhão: um olhar sobre as práticas sustentáveis
Autor: Ferreira, Paulo André
Primeiro orientador: Barros, Denise Franca
Primeiro membro da banca: Barros, Denise Franca
Segundo membro da banca: Ayrosa, Eduardo André Teixeira
Terceiro membro da banca: Hemais, Marcus Wilcox
Resumo: Este trabalho pesquisou o significado da sustentabilidade para as empresas da Economia de Comunhão sob a ótica das práticas de mercado segundo o modelo de Kjellberg e Helgesson (2007). Além disso, foi realizado uma análise sobre as possíveis influências da Associação Nacional por uma Economia de Comunhão nas práticas de mercado das empresas selecionadas. A metodologia utilizada foi o estudo de casos múltiplos, configurando assim uma abordagem qualitativa apoiada em entrevistas, questionários eletrônicos, pesquisas de conteúdo nos sítios eletrônicos das empresas selecionadas, da Associação Nacional por uma Economia de Comunhão, da Economia de Comunhão e da Revista Eletrônica de Economia de Comunhão. Também foram utilizadas como coleta de dados as fotos registradas (na única empresa em que foi possível realizar estas fotos), e a análise de conteúdo de um documento recebido de uma das empresas estudadas. Para que o objetivo precípuo fosse alcançado, foram realizadas visitas a duas empresas, com o intuito de entrevistar os donos destas. Além das entrevistas pessoais, foi realizado um questionário eletrônico respondido por dois funcionários de uma das empresas. Para diagnosticar as possíveis influências da referida Associação nas práticas de mercado das empresas, foi preparado um questionário eletrônico respondido por um representante da Associação, assim como efetuou-se uma análise de conteúdo do sítio eletrônico desta organização. Quanto às possíveis influências desta Associação nas práticas de mercado das empresas associadas, não foi possível diagnosticar uma prática que tivesse uma influência direta nas práticas de mercado das empresas da Economia de Comunhão. Entretanto, a partir da identificação da prática representativa envolvendo a construção de um cenário compartilhado sobre o significado da Economia de Comunhão, há uma possibilidade não comprovada de que esta prática gere alguma influência nas práticas de mercado das empresas abordadas. O trabalho conclui com a identificação de algumas práticas de mercado comuns às duas empresas, sinalizando para um novo caminho sustentável, apesar de existirem limitações a serem superadas.
Abstract: This paper researched the meaning of sustainability for businesses in the Economy of Communion from the viewpoint of market practices on the model of Kjellberg and Helgesson (2007). Furthermore, an analysis of the possible influences of the National Association for an Economy of Communion on market practices of selected companies was conducted. The methodology used was a multiple case study, thus configuring a qualitative approach supported by interviews, electronic questionnaires, research content in the websites of the selected companies, the National Association for an Economy of Communion Economy of Communion and Electronics Magazine economy of Communion. Were also used as data collection photos copyrighted (the only company that was possible to carry out these pictures), and content analysis of a document received from one of the companies studied. For the primary objective was reached, visits were made to two companies, in order to interview the owners of these. In addition to personal interviews, an electronic questionnaire answered by two employees of the companies was conducted. To diagnose the possible influences of the said Association on market practices of companies, was prepared an electronic questionnaire completed by a representative of the Association, and we performed a content analysis of the electronic website of this organization. Regarding the possible influence of this Association on market practices of member companies, it was not possible to diagnose a practice that had a direct influence on market practices of companies in the Economy of Communion. However, from the identification of representative practice involving the construction of a shared meaning about the Economy of Communion, there is a possibility that this unproven practice manages some influence on market practices of the companies discussed scenario. The paper concludes by identifying some practices common to both companies market, signaling a new sustainable path, although there are limitations to overcome.
Palavras-chave: Administração
Sustentabilidade
Economia de comunhão
Área(s) do CNPq: ADMINISTRAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Grande Rio
Sigla da instituição: UNIGRANRIO
Departamento: Unigranrio::Administração
Programa: Programa de Pós-Graduacão em Administração
Citação: FERREIRA, Paulo André. A sustentabilidade e a economia de comunhão: um olhar sobre as práticas sustentáveis. 2014. 117 f. Dissertação (mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy". Escola de Ciências Sociais Aplicadas, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/166
Data de defesa: 21-Mar-2014
Appears in Collections:Coleção de Pós-Graduação em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Paulo Andre Ferreira.pdf1,96 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons