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Tipo do documento: Dissertação
Título: Fatores que facilitam a internalização dos códigos de conduta ética nas organizações
Autor: Rodrigues, Douglas Bastos
Primeiro orientador: Dalbem , Marta Corrêa
Primeiro membro da banca: Dalbem, Marta Corrêa
Segundo membro da banca: Sinay, Maria Cristina Fogliatti de
Terceiro membro da banca: Cohen, Marcos
Quarto membro da banca: Pinto, Carlos de Lamare Bastian
Resumo: O processo de aceitação das normas comportamentais depende da capacidade da empresa em estruturar raciocínio indutivo que permita ao funcionário perceber a importância de seu cumprimento. A principal ferramenta para estabelecer práticas homogêneas do raciocínio ético nas organizações é o seu Código de Ética. A identificação dos fatores percebidos como críticos pelos funcionários de empresas brasileiras para internalização de um Código Ético favorece sua melhor formulação, aceitação, gestão e consequente sucesso. Esta pesquisa empírico-teórica envolve 70 respondentes do estado do Rio de Janeiro, os quais avaliaram a relevância de 16 fatores, identificados na literatura, para que um Código de Ética seja eficaz. A importância atribuída a cada fator foi inicialmente inferida por análise da frequência de respostas e por estatística descritiva. Observou-se multicolinearidade entre os fatores, motivo pelo qual foi aplicada também análise fatorial. Os resultados demonstram que 94% dos respondentes concordam que o Código de Ética deve ser cumprido por todos os níveis hierárquicos. Há, ainda, uma clara preponderância a que ele apresente exemplos e enfatize comportamentos proibidos, e que os funcionários formalmente atestem que conhecem os seus termos. Mecanismos formais de resposta a desvios do Código, tais como meios para denunciar, punições aos desvios e a existência de um Comitê de Ética, também aparecem como relevantes. Não foi possível testar estatisticamente se há diferenças significativas de opinião, a depender do gênero, tempo na empresa, idade, escolaridade e experiência anterior em outras empresas com Códigos de Ética. Comparando com estudo semelhante de Sarmento (2008), observam-se indícios de que há, hoje, maior unanimidade quanto à necessidade dos Comitês de Auditoria de exigir que o Código de Ética seja cumprido por todos, e de meios de denúncia anônima e de punição rigorosa dos desvios. Por outro lado, há sinais de que atualmente se julga menos necessária a participação dos funcionários na elaboração do Código de Ética. Ainda em comparação com Sarmento (2008), a análise fatorial demonstra menor colinearidade entre os fatores, talvez refletindo que o instrumento Código de Ética está mais maduro nas organizações, sendo mais fácil hoje para seus usuários diferenciar os fatores relevantes para sua efetividade.
Abstract: The acceptance of behavioral norms depends on the company's ability to structure inductive reasoning that allows the employee to realize the importance of compliance. The main tool to establish homogeneous practices of ethical reasoning in organizations is its Code of Ethics. The identification of the factors Brazilian employees perceive as critical for the internalization of an ethical code favors the Code’s best formulation, acceptance, management and consequent success. This empirical-theoretical research involves 70 respondents from Rio de Janeiro State who assessed the importance of 16 factors, already identified in the literature, for the effectiveness of a Code of Ethics. The importance of each factor was initially inferred by analyzing the frequency and descriptive statistics. Observed multicollinearity among the factors also led to the use of factor analysis. The results show that 94% of respondents agree that the Code of Ethics should be accepted and respected by all hierarchical levels. There is a clear preponderance that it should present examples, emphasizing prohibited actions, and formal mechanisms to respond to deviations, such as call line to report misconducts and the existence of an Ethics Committee. There were no statistically significant differences of opinion in terms of gender, time of work in the company, age, education and previous experience in other companies with codes of ethics. Compared to a similar study of Sarmento (2008), there are indications that there is now a greater unanimity on the need of the Audit Committee, the requirement that the Code of Ethics is to be observed by all, means for anonymous reporting of misconducts and strict punishment of deviations. On the other hand, there are signals that the participation of employees in the development of the Code of Ethics is currently deemed as less necessary. When compared to Sarmento (2008), the factor analysis shows lower collinearity among the factors, perhaps reflecting that the Code of Ethics is in a more mature stage in organizations, today being easier for its users to differentiate which factors are relevant to its effectiveness.
Palavras-chave: Administração
Código de ética
Ética profissional
Área(s) do CNPq: ADMINISTRAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Grande Rio
Sigla da instituição: UNIGRANRIO
Departamento: Unigranrio::Administração
Programa: Programa de Pós-Graduacão em Administração
Citação: RODRIGUES, Douglas Bastos. Fatores que facilitam a internalização dos códigos de conduta ética nas organizações. 2013. 69 f. Dissertação (mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy". Escola de Ciências Sociais Aplicadas, Rio de Janeiro, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/167
Data de defesa: 27-Jun-2013
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Administração

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