???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/176
Tipo do documento: Dissertação
Título: Alinhamento estratégico da gestão do conhecimento: um estudo de uma instituição de ensino superior do Rio de Janeiro
Autor: Carvalho, Roberta Borelli de Araujo Marinho de
Primeiro orientador: Freitas, Angilberto Sabino
Primeiro membro da banca: Freitas, Angilberto Sabino
Segundo membro da banca: Zouain, Deborah Moraes
Terceiro membro da banca: Neves, Antonio Maurício Castanheira das
Resumo: O objetivo desta dissertação foi investigar a importância atribuída por trabalhadores do conhecimento numa Instituição de Ensino Superior - os docentes – aos direcionadores e à dinâmica de alinhamento estratégico da gestão do conhecimento. Entendendo que as IES são organizações onde se cria e dissemina conhecimento, instituições que formam profissionais qualificados para desenvolverem atividades e contribuírem com o mercado e a sociedade, faz-se necessário estar atento às mudanças do mercado e, destacar a Gestão do Conhecimento como prática importante para o desenvolvimento organizacional. As instituições de ensino superior são organizações que efetivamente transformam a sociedade em sociedade do conhecimento. Esta pesquisa foi realizada no Centro Universitário Celso Lisboa, Instituição de Ensino Superior Privada, no Rio de Janeiro, visando identificar em que extensão o alinhamento estratégico da gestão do conhecimento baseado nos constructos estudados nesta pesquisa (Pensamento Estratégico, Contextos Capacitantes e Excedentes Cognitivos) impulsionam a geração de Valor numa IES. Os achados deste estudo foram operacionalizados por meio de argumentos, suposições e hipóteses que permitiram identificar que existe percepção diferenciada dos sujeitos, em vista do Alinhamento Estratégico da Gestão do Conhecimento, no tocante aos direcionadores de Geração de Valor na IES estudada.
Abstract: The aim of this work was to investigate the importance attached by knowledge workers in an institution of higher education - the teachers - the drivers and the strategic alignment of the dynamics of knowledge management. Understanding that higher education institutions are organizations where it creates and disseminates knowledge, institutions that train skilled professionals to develop activities and contribute to the market and society, given it is necessary to be to market changes and highlight the knowledge management as an important practice for organizational development. Higher education institutions are organizations that effectively transform society into a knowledge society. This research was conducted at the University Center Celso Lisboa, Institution of Private Higher Education in Rio de Janeiro, to identify to what extent the strategic alignment of knowledge management based on the constructs studied in this research (Strategic Thinking, Contexts empowering and Surplus Cognitive) drive the generation of Value in an IES. The findings were operationalized by argument, assumptions and hypotheses that have identified that there is different perception of the subject, in view of the Strategic Knowledge Management Alignment, with regard to drivers of Value Creation in the studied HEI.
Palavras-chave: Administração
Gestão do conhecimento
Capital intelectual
Ensino superior
Área(s) do CNPq: ADMINISTRAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Grande Rio
Sigla da instituição: UNIGRANRIO
Departamento: Unigranrio::Administração
Programa: Programa de Pós-Graduacão em Administração
Citação: CARVALHO, Roberta Borelli de Araujo Marinho de. Alinhamento estratégico da gestão do conhecimento: um estudo de uma instituição de ensino superior do Rio de Janeiro. 2018. 93 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/176
Data de defesa: 5-Mar-2018
Appears in Collections:Coleção de Pós-Graduação em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Roberta Borrelli de Araujo Marinho de Carvalho.pdfCompleto1,27 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons