Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/205
Tipo do documento: | Tese |
Título: | A influência da comunidade de prática na construção do Projeto Pedagógico do Curso de Administração da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR |
Autor: | Cavalcanti Neto, Sebastião |
Primeiro orientador: | Andrade, Rui Otávio Bernardes de |
Primeiro membro da banca: | Andrade, Rui Otávio Bernardes de |
Segundo membro da banca: | Nicolini, Alexandre Mendes |
Terceiro membro da banca: | Oliveira, Fátima Bayma de |
Quarto membro da banca: | Rossoni, Luciano |
Quinto membro da banca: | Amboni, Nério |
Resumo: | O presente estudo buscou contribuir para a discussão da aprendizagem organizacional, através da comunidade de prática no sentido da disseminação do conhecimento e redes sociais tendo a motivação dos indivíduos que influencia tanto suas ações quanto os seus resultados. Desta maneira, com esta discussão dos temas emergentes e recentes na literatura brasileira (comunidade de prática, 1991 e redes sociais, 1990) buscou-se o objetivo principal do trabalho: analisar sua influência na construção do projeto pedagógico nos cursos de administração, curso superior com maior número de Instituições e estudantes nos últimos anos. Os dados primários coletados apontam que o estágio da prática é o mais latente dentre os docentes de administração da instituição em estudo o, quem reforça a importância de se aproveitar para a elaboração do PPC, aliando a importância das redes sociais identificadas. Após o levantamento feito da rede de relacionamento entre e dentre os campi, com a utilização do Ucinet, para sua construção, observa-se novamente a presença da aprendizagem organizacional como elo com a construção do PPC. Se por um lado a existência da estrutura formal demonstra a ligação dos atores, por outro constatou a importância da estrutura informal, reforçando os ensinamentos da aprendizagem organizacional. Sendo assim, este estudo de caráter epistemológico interpretativista partiu dos pressupostos de uma realidade construída por seus atores, tendo ao mesmo tempo a interferência deles no meio em que vivem como a interferência do meio em sua vivência buscando contribuir com o processo de construção do PPC nos cursos de administração. |
Abstract: | This study aimed to contribute for the discussion of organizational learning through practice of community to dissemination of knowledge and social networks with the motivation of individuals to influence both their actions and results. Thus, with this discussion of emerging and recent issues in Brazilian literature (community of practice, 1991 and social networks, 1990) has sought to the main objective of thise study: to analyze their influence on the construction of the education program in management courses, higher education with the largest number of institutions and students in recent years. The collected primary data indicate that the stage of practice is the most latent among the institution's management of professors in the study, which reinforces the importance of taking advantage for the preparation of PPC, combining the importance of the identified social networks. After the survey of the network of relationships between and among the campuses, using the Ucinet for its construction, we see again the presence of organizational learning as a link with the construction of PPC. If in the one hand the existence of formal structure shows the connection of the actors, on the other has noted the importance of informal structure, strengthening the teaching of organizational learning. Thus, this epistemological interpretive study came from the assumptions of a reality constructed by the actors, while taking their interference in the environment where they live as the interference of the environment in their experience in order to contribute with the PPC building process in management courses. |
Palavras-chave: | Administração Administração – Estudo e ensino Redes sociais Universidades e faculdades particulares - Currículos |
Área(s) do CNPq: | ADMINISTRAÇÃO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Grande Rio |
Sigla da instituição: | UNIGRANRIO |
Departamento: | Unigranrio::Administração |
Programa: | Programa de Pós-Graduacão em Administração |
Citação: | CAVALCANTI NETO, Sebastião. A influência da comunidade de prática na construção do Projeto Pedagógico do Curso de Administração da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR. 2016. 131 f. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Rio de Janeiro, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/205 |
Data de defesa: | 10-Nov-2016 |
Aparece nas coleções: | Coleção de Pós-Graduação em Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sebastiao Cavalcanti Neto.pdf | Completo | 2,54 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons