Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/232
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Livros didáticos de língua portuguesa: o ensino de gêneros textuais |
Autor: | Madeira, Mônica Saad |
Primeiro orientador: | Vilaça, Marcio Luiz Corrêa |
Primeiro membro da banca: | Montagner, Airto Ceolin |
Segundo membro da banca: | Kauss, Vera Lucia Teixeira |
Terceiro membro da banca: | Costa, Ana Valéria de Figueiredo da |
Resumo: | Este trabalho visa analisar a inclusão e a abordagem dos gêneros textuais em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio. O presente estudo busca investigar os gêneros textuais mais frequentes nos livros analisados; a ordem de ensino em que aparecem e como são ensinados, ou seja, a proposta deste para o aluno, identificando semelhanças e diferenças na forma de apresentação dos gêneros textuais. A análise do tema contribuirá nas áreas de: Linguística, Linguística Aplicada e Educação. A abordagem de questões pertinentes à língua e à leitura exige do pesquisador um estudo de caráter interdisciplinar. Esta pesquisa propõe uma reflexão à respeito das questões que envolvem a tão aspirada formação do leitor na esfera escolar. Cabe à Escola um duplo desafio: fazer de um leitorocasional um leitor - cativo, de diferentes gêneros de texto, cônscio da sua condição permanente de ser inacabado, logo, de um eterno aprendiz; o segundo, decorrência do primeiro, consiste em iniciar e assegurar a passagem do estado de aluno-leitor inexperiente, ineficaz, para o status de estudante consciente e crítico. |
Abstract: | This work analyzes the inclusion and teaching approach of textual genres in Portuguese language coursebooks in high school. It aims at investigating the most used genres in the analyzed materials, the order that they are presented and taught. In other words, the purpose of teaching them to the students, identifying similarities and differences in the way they are exposed to the students. This study will contribute to the fields of linguistics, applied linguistics and education. The approach of relevant questions to the language and to the reading demands of the researcher an interdisciplinary perspective. This research proposes a reflection concerning issues that involve an inspired development of the reader in school environment. The School has a double challenge: turn an occasional reader into a captive one, with different text genres, aware of the permanent condition of being unfinished. So, an eternal learner; the second, motivated by the first, consists of starting and ensure the passage of the state of an inexperienced student-reader, ineffective, to the status of a critical an conscious one. |
Palavras-chave: | Letras Gêneros textuais Livro didático Linguagem Texto Língua portuguesa |
Área(s) do CNPq: | Letras Língua portuguesa |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Grande Rio |
Sigla da instituição: | UNIGRANRIO |
Departamento: | Unigranrio::Letras e Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas |
Citação: | Madeira, Mônica Saad. Livros didáticos de língua portuguesa: o ensino de gêneros textuais. 2012. 86 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas) - Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/232 |
Data de defesa: | 2-Mar-2012 |
Aparece nas coleções: | Coleção de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MÔNICA SAAD MADEIRA 2012.pdf | Dissertação completa | 750,97 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons