Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/232
Tipo do documento: Dissertação
Título: Livros didáticos de língua portuguesa: o ensino de gêneros textuais
Autor: Madeira, Mônica Saad
Primeiro orientador: Vilaça, Marcio Luiz Corrêa
Primeiro membro da banca: Montagner, Airto Ceolin
Segundo membro da banca: Kauss, Vera Lucia Teixeira
Terceiro membro da banca: Costa, Ana Valéria de Figueiredo da
Resumo: Este trabalho visa analisar a inclusão e a abordagem dos gêneros textuais em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio. O presente estudo busca investigar os gêneros textuais mais frequentes nos livros analisados; a ordem de ensino em que aparecem e como são ensinados, ou seja, a proposta deste para o aluno, identificando semelhanças e diferenças na forma de apresentação dos gêneros textuais. A análise do tema contribuirá nas áreas de: Linguística, Linguística Aplicada e Educação. A abordagem de questões pertinentes à língua e à leitura exige do pesquisador um estudo de caráter interdisciplinar. Esta pesquisa propõe uma reflexão à respeito das questões que envolvem a tão aspirada formação do leitor na esfera escolar. Cabe à Escola um duplo desafio: fazer de um leitorocasional um leitor - cativo, de diferentes gêneros de texto, cônscio da sua condição permanente de ser inacabado, logo, de um eterno aprendiz; o segundo, decorrência do primeiro, consiste em iniciar e assegurar a passagem do estado de aluno-leitor inexperiente, ineficaz, para o status de estudante consciente e crítico.
Abstract: This work analyzes the inclusion and teaching approach of textual genres in Portuguese language coursebooks in high school. It aims at investigating the most used genres in the analyzed materials, the order that they are presented and taught. In other words, the purpose of teaching them to the students, identifying similarities and differences in the way they are exposed to the students. This study will contribute to the fields of linguistics, applied linguistics and education. The approach of relevant questions to the language and to the reading demands of the researcher an interdisciplinary perspective. This research proposes a reflection concerning issues that involve an inspired development of the reader in school environment. The School has a double challenge: turn an occasional reader into a captive one, with different text genres, aware of the permanent condition of being unfinished. So, an eternal learner; the second, motivated by the first, consists of starting and ensure the passage of the state of an inexperienced student-reader, ineffective, to the status of a critical an conscious one.
Palavras-chave: Letras
Gêneros textuais
Livro didático
Linguagem
Texto
Língua portuguesa
Área(s) do CNPq: Letras
Língua portuguesa
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Grande Rio
Sigla da instituição: UNIGRANRIO
Departamento: Unigranrio::Letras e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas
Citação: Madeira, Mônica Saad. Livros didáticos de língua portuguesa: o ensino de gêneros textuais. 2012. 86 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas) - Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/232
Data de defesa: 2-Mar-2012
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MÔNICA SAAD MADEIRA 2012.pdfDissertação completa750,97 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons