Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/246
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Uma proposta para as aulas de classificação de animais vertebrados |
Autor: | Amaral, Verônica da Silva |
Primeiro orientador: | Miguel, João Rodrigues |
Primeiro membro da banca: | Praça , Andrea Velloso da Silveira |
Segundo membro da banca: | Puggian, Cleonice |
Terceiro membro da banca: | Guimarães, Mauro |
Resumo: | Este trabalho propõe uma metodologia para ensinar o conteúdo Taxonomia de uma forma que desperte interesse em alunos e professores da educação básica. O conteúdo abordado foi “Classificação dos animais vertebrados”, assunto proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, que segundo esses, deve ser lecionado nas aulas de ciências, em séries do ensino fundamental, de acordo com o MEC. A metodologia proposta foi realizada com base em: apresentação do conteúdo, visita ao zoológico da cidade do Rio de Janeiro, elaboração de um álbum virtual com fotografias produzidas pelos próprios alunos durante o trabalho de campo e a utilização da ferramenta virtual WIKI para a junção do material. A pesquisa ocorreu no Colégio de Aplicação da UNIGRANRIO localizado no bairro Vinte e Cinco de agosto no município de Duque de Caxias, numa turma de sétimo ano do ensino fundamental composta por 35 alunos. Observou-se uma mudança de atitude e uma melhora sensível no aprendizado, onde os alunos conseguiram trabalhar em grupo e perceber a importância da Taxonomia no seu cotidiano. O trabalho tem como produto uma estratégia didática a partir da metodologia proposta e um vídeo disponível na internet sobre como utilizar a wiki na elaboração de trabalhos coletivos. |
Abstract: | This work aims a methodology to teach taxonomy content in way to arouse some interest in students and teachers from basic education. The approached content was “classification of animals”, proposed subject by Parâmetros Curriculares Nacionais, according to them, they must be taught in Science classes of elementary school grades as MEC ordered. The proposal methodology was carried out based on: content presentations, a visit to the zoo in Rio de Janeiro, draw a virtual album with photographs taken by the students during the tools in order to join the material. The research took place at the College's Application UNIGRANRIO located in the Twenty-Five August in Duque de Caxias, in a class of seventh year of primary school with 35 students. There was a change of attitude towards the development of group work and a significant improvement in learning and where the students have gotten work in group and realized the importance of taxonomy in their life. The work has as product a didactic strategy from the methodology proposed and a video in the internet on how to use the WIKI in the elaboration of collective works. |
Palavras-chave: | Educação Ciências (Ensino fundamental) Vertebrados |
Área(s) do CNPq: | EDUCAÇÃO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Grande Rio |
Sigla da instituição: | UNIGRANRIO |
Departamento: | Unigranrio::Ensino das Ciências |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências |
Citação: | AMARAL, Verônica da Silva. Uma proposta para as aulas de classificação de animais vertebrados. 2013. 63 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Duque de Caxias, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/246 |
Data de defesa: | 29-Ago-2013 |
Aparece nas coleções: | Coleção de Pós-Graduação em Ensino das Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Veronica da Silva Amaral.pdf | Completo | 1,76 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons