???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/260
Tipo do documento: Dissertação
Título: A potencialidade dos objetos de aprendizagem no ensino da matemática
Autor: Andrade, Gustavo de Oliveira
Primeiro orientador: Rodrigues, Chang Kuo
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Chang Kuo
Segundo membro da banca: Rodrigues, Giseli Capaci
Terceiro membro da banca: Escher, Marco Antônio
Quarto membro da banca: Provenzano, Maria Esther
Resumo: O presente trabalho objetiva mostrar a importância que os Objetos de Aprendizagem (OA) proporcionam ao aprendizado. Nesse contexto, é fundamental conhecer os principais aspectos que norteiam tais Objetos, bem como a facilidade oferecida ao aluno, por meio de criação dos ciberespaços que, em muitos casos, encontram-se em suas próprias casas. Além do acesso aos recursos tecnológicos, é importante ressaltar que as Tecnologias de Informação Comunicação (TIC) têm possibilitado à Educação, por via de suas mídias, aulas mais interativas e significativas para os alunos. Assim, esta pesquisa é de natureza bibliográfica e experimental, culminando na confecção de um Objeto de Aprendizagem – “Vem Aprender” –, por meio da metodologia INTERA, na figura do ciberespaço e na validação de um ambiente composto por dezesseis alunos de uma Escola Estadual localizada em Minas Gerais. O Objeto de Aprendizagem “Vem Aprender” foi planejado e modelado para atender à disciplina de Matemática, em especial, ao conteúdo de Estatística do Ensino Fundamental e Médio. Sua construção foi realizada por etapas, em que se procurou utilizar elementos que adequassem os Objetos e, também, seus recursos. A interação entre a Estatística e a interatividade, aliada às cores, trouxe um efeito bastante significativo para as atividades desenvolvidas. Já a análise de estudo mostrou que os alunos estão cientes da importância dos OA para o estudo da Estatística, e que o design e o layout utilizados no OA “Vem Aprender” proporcionaram inúmeros benefícios, tanto em termos de aprendizado, quanto em termos estéticos, pois se constitui uma ferramenta de atração, possibilitando ao aluno estímulos para seu manuseio e aprendizado do conteúdo. Por fim, pôde-se averiguar que os Objetos de Aprendizagem surgiram para proporcionar inovações ao ensino, e o uso do “Vem Aprender” oferece vantagens, em prol do aprendizado dos alunos.
Abstract: This paper aims to show the importance that the Learning Objects (LO) provide to learning. In this context, it is essential to know the main aspects that surround such objects, and the facility offered to the student, through the creation of cyberspace that in many cases, are in their own homes. Besides the access to technological resources, it is important to note that Information Communication Technologies (ICT) have enabled the Education, via their media, more interactive and meaningful classes for students. In this way, this research has a bibliographic and experimental nature, culminating in the production of a Learning Object - "Come to Learn" – through the INTERA methodology, in the figure of cyberspace and in the validation of a compound place used by sixteen students from a state school located in Minas Gerais. The Learning Object "Come to Learn" was designed and modeled to meet the discipline of mathematics, in particular to the Statistical contents of primary and secondary education. Its construction was carried out by steps, which tried to use elements that could be adequate to the objects, and also its features. The interaction between the statistics and the interactivity, combined with colors, brought quite a significant effect on the activities. On the other hand, the study analysis showed that students are aware of the importance of LA for the study of statistics, and that the design, the layout used in LA "Come to Learn" provided many benefits, not only in terms of learning, but also in aesthetic terms, that is because it is an attraction tool, enabling stimulations to the students to use and learn the content. Finally, it was possible to ascertain that the Learning Objects have emerged to provide innovations to the teaching, and the use of "Come to Learn" offers advantages, in supporting the students` learning.
Palavras-chave: Educação
Matemática – Estudo e ensino
Ciberespaço
Tecnologia da informação
Área(s) do CNPq: EDUCAÇÃO
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Grande Rio
Sigla da instituição: UNIGRANRIO
Departamento: Unigranrio::Ensino das Ciências
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: ANDRADE, Gustavo de Oliveira. A potencialidade dos objetos de aprendizagem no ensino da matemática. 2015. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências na Educação Básica) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Duque de Caxias, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/260
Data de defesa: 26-Oct-2015
Appears in Collections:Coleção de Pós-Graduação em Ensino das Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gustavo de Oliveira Andrade.pdfCompleto4,35 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons