???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/261
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação matemática e tecnologias: implicações do ensino na educação básica
Autor: Ferreira, Jorge Dias
Primeiro orientador: Rodrigues, Chang Kuo
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Chang Kuo
Segundo membro da banca: Catarino, Giselle Faur de Castro
Terceiro membro da banca: Silva, Patrícia Nunes da
Quarto membro da banca: Silva, Julio Cesar da
Resumo: Este trabalho, além de ressaltar a importância do uso da tecnologia na contemporaneidade, em especial no ambiente educacional, objetiva demonstrar de que modo a tecnologia, em particular, o software Graphmatica, pode contribuir como elemento pedagógico para os educadores e ser um elo agregador de conhecimento para os educandos. A engenharia didática foi a opção metodológica para a realização desta pesquisa. A aplicação do experimento ocorreu no segmento de Educação de Jovens e Adultos e objetivou motivar os alunos a compreender os conceitos relacionados à função matemática à luz da teoria da Estruturação do milieu, favorecendo a aprendizagem dos alunos frente à utilização prática de materiais virtuais.
Abstract: This work in addition, to emphasizing the importance of the use of technology in contemporary times, particularly in the educational environment, aims to demonstrate how technology, in particular, the Graphmatica, software can contribute as a pedagogical element for educators and be a link that aggregates knowledge to learners. Didactic Engineering has been the methodological option for the realization of this survey. The implementation of the experiment has occurred in the field of adult and youth education and aimed to motivate students to understand the concepts related to the mathematical function according to the light of the theory of structuring milieu, favoring student's learning before the practical use of virtual materials.
Palavras-chave: Educação
Matemática – Estudo e ensino
Inovações educacionais
Área(s) do CNPq: EDUCAÇÃO
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Grande Rio
Sigla da instituição: UNIGRANRIO
Departamento: Unigranrio::Ensino das Ciências
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: FERREIRA, Jorge Dias. Educação matemática e tecnologias: implicações do ensino na educação básica. 2015. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências na Educação Básica) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Duque de Caxias, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/261
Data de defesa: 17-Nov-2015
Appears in Collections:Coleção de Pós-Graduação em Ensino das Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jorge Dias Ferreira.pdfCompleto3,49 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons