Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/261
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Educação matemática e tecnologias: implicações do ensino na educação básica |
Autor: | Ferreira, Jorge Dias |
Primeiro orientador: | Rodrigues, Chang Kuo |
Primeiro membro da banca: | Rodrigues, Chang Kuo |
Segundo membro da banca: | Catarino, Giselle Faur de Castro |
Terceiro membro da banca: | Silva, Patrícia Nunes da |
Quarto membro da banca: | Silva, Julio Cesar da |
Resumo: | Este trabalho, além de ressaltar a importância do uso da tecnologia na contemporaneidade, em especial no ambiente educacional, objetiva demonstrar de que modo a tecnologia, em particular, o software Graphmatica, pode contribuir como elemento pedagógico para os educadores e ser um elo agregador de conhecimento para os educandos. A engenharia didática foi a opção metodológica para a realização desta pesquisa. A aplicação do experimento ocorreu no segmento de Educação de Jovens e Adultos e objetivou motivar os alunos a compreender os conceitos relacionados à função matemática à luz da teoria da Estruturação do milieu, favorecendo a aprendizagem dos alunos frente à utilização prática de materiais virtuais. |
Abstract: | This work in addition, to emphasizing the importance of the use of technology in contemporary times, particularly in the educational environment, aims to demonstrate how technology, in particular, the Graphmatica, software can contribute as a pedagogical element for educators and be a link that aggregates knowledge to learners. Didactic Engineering has been the methodological option for the realization of this survey. The implementation of the experiment has occurred in the field of adult and youth education and aimed to motivate students to understand the concepts related to the mathematical function according to the light of the theory of structuring milieu, favoring student's learning before the practical use of virtual materials. |
Palavras-chave: | Educação Matemática – Estudo e ensino Inovações educacionais |
Área(s) do CNPq: | EDUCAÇÃO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Grande Rio |
Sigla da instituição: | UNIGRANRIO |
Departamento: | Unigranrio::Ensino das Ciências |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências |
Citação: | FERREIRA, Jorge Dias. Educação matemática e tecnologias: implicações do ensino na educação básica. 2015. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências na Educação Básica) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Duque de Caxias, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/261 |
Data de defesa: | 17-Nov-2015 |
Aparece nas coleções: | Coleção de Pós-Graduação em Ensino das Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jorge Dias Ferreira.pdf | Completo | 3,49 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons