Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/262
Tipo do documento: Dissertação
Título: A noção de infinito na educação básica: reflexões e proposta
Autor: Pereira , Luiz Marcos Cavalcanti
Primeiro orientador: Lozano, Abel Rodolfo Garcia
Primeiro coorientador: Freitas, Adriano Vargas
Primeiro membro da banca: Lozano, Abel Rodolfo Garcia
Segundo membro da banca: Freitas, Adriano Vargas
Terceiro membro da banca: Victer, Eline das Flores
Quarto membro da banca: Penha, Sidnei Percia da
Quinto membro da banca: Siqueira, Ângelo Santos
Resumo: O conceito de infinito está relacionado com outras noções da matemática. É considerado básico para o desenvolvimento de alguns processos relacionados ao cálculo e à análise, tais como comprimento de curvas, área, volume, bem como na elaboração de outros conceitos como limite, derivada e integral, que constituem a base do cálculo em diversos cursos nas universidades brasileiras e estrangeiras. Nessas perspectivas, a pesquisa busca identificar se as noções que estão relacionadas com o conceito de infinito e que contribuem para a sua significação estão presentes, e de que forma, nos materiais didáticos comumente utilizados em escolas públicas da educação básica do Rio de Janeiro, em especial, no ensino médio. Para essa finalidade, após a construção de revisão de bibliografia sobre o tema em questão, selecionamos e analisamos duas produções didáticas aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático Ensino Médio. Os dados obtidos nos permitiram verificar a escassez dessas noções em estudos e materiais didáticos orientados à educação básica, e nos conduziram para a necessidade da elaboração de um conjunto de atividades e textos voltados ao tema em questão que compõe nosso produto educacional. O objetivo central de nossa proposta é contribuir para ampliar a qualidade do processo de ensino/aprendizagem da educação básica em relação ao estudo de conceitos envolvendo o infinito, tornando-se fonte de consulta e aprofundamento de diversos tópicos relativos ao tema.
Abstract: The concept of infinity is related to other math concepts. It is considered basic to the development of some processes related to the calculation and analysis, such as: length of curves, area, volume, as well as in the development of other concepts such as limit, derivative and integral that form the basis of calculation in several courses in Brazilian and foreign universities. With these perspectives the research seeks to identify the notions that are related to the concept of infinity and contribute to its significance, are present, and how, in the didactic materials commonly used in public basic education schools in Rio de Janeiro, in especially in high school. For this purpose, after the construction of literature review on the topic in question, selected and analyzed two educational productions approved in the National Textbook High School Program. The data allowed us to verify the scarcity of these notions in studies and teaching materials oriented to basic education, and led to the need to draw up a set of activities and texts aimed at the issue at hand that make up our educational product. The main objective of our proposal is to contribute to increase the quality of teaching / learning process of basic education on the study of concepts involving the infinite, becoming source of information and deepening of several topics related to the theme.
Palavras-chave: Educação
Matemática – Estudo e ensino
Infinito
Ensino médio
Teoria dos conjuntos
Área(s) do CNPq: EDUCAÇÃO
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Grande Rio
Sigla da instituição: UNIGRANRIO
Departamento: Unigranrio::Ensino das Ciências
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: PEREIRA, Luiz Marcos Cavalcanti. A noção de infinito na educação básica: reflexões e proposta. 2015. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências na Educação Básica) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Duque de Caxias, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/262
Data de defesa: 26-Fev-2015
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luiz Marcos Cavalcanti Pereira.pdfCompleto1,82 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons