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Tipo do documento: Dissertação
Título: Políticas públicas para a garantia dos direitos de aprendizagem matemática
Autor: Silveira, Michele de Souza
Primeiro orientador: Lozano, Abel Rodolfo Garcia
Primeiro coorientador: Rodrigues, Chang Kuo
Primeiro membro da banca: Lozano, Abel Rodolfo Garcia
Segundo membro da banca: Rodrigues, Chang Kuo
Terceiro membro da banca: Freitas, Adriano Vargas
Quarto membro da banca: Lopes, Jader Janer Moreira
Quinto membro da banca: Genaio, Poméia
Resumo: O presente trabalho trata de uma pesquisa que faz considerações nas reformas das Políticas Públicas Educacionais voltadas para a formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais, o Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), entendendo suas implicações, sua associação ao processo de melhoria das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos docentes em seu cotidiano escolar, as quais oferecem ao estudante a possibilidade de se apropriar da alfabetização matemática por meio de um ensino com sentido para ele. Isso significa que a Matemática, na escola, tende a fazer mais sentido quando proporciona aos estudantes ferramentas matemáticas básicas para o desenvolvimento do pensamento matemático, que estejam sempre apoiadas em suas práticas sociais. Para isso, faz-se necessário analisar a influência dessas políticas no aspecto qualitativo das práticas em sala de aula. Diante disso, o produto final do presente trabalho culminou na forma de um relato das práxis pedagógicas dos professores que ensinam Matemática nos anos iniciais, publicado em 2015, no livro Educação em Movimento: Artigos e relatos de experiências do Pacto Nacional para a Alfabetização na Idade Certa no Rio de Janeiro em 2014, com apoio da Faculdade de Educação da UFRJ e da Fundação Universitária José Bonifácio.
Abstract: This paper is about a research that raises questions on reform of educational public policies aimed at continuing education of teachers who teach mathematics in the early years, the Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), understanding its implications, its association with the process improvement of teaching practices developed by teachers in their school routine, which offer the student the possibility of appropriating mathematics literacy through an educational sense to him. This means that mathematics at school tends to make more sense when it provides the basic mathematical tools students for the development of mathematical thinking, they are always supported in their social practices. For this, it is necessary to analyze the influence of these policies on the qualitative aspect of the practices in the classroom. Thus, the final product of this work culminated in the form of an account of the pedagogical praxis of the teachers who teach mathematics in the early years, published in 2015, in the book Educação em Movimento: Artigos e relatos de experiências do Pacto Nacional para a Alfabetização na Idade Certa no Rio de Janeiro em 2014, with support from the Faculty of Education - UFRJ and Jose Bonifacio University Foundation.
Palavras-chave: Educação
Matemática – Estudo e ensino
Educação permanente
Ensino fundamental
Área(s) do CNPq: EDUCAÇÃO
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Grande Rio
Sigla da instituição: UNIGRANRIO
Departamento: Unigranrio::Ensino das Ciências
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: SILVEIRA, Michele de Souza. Políticas públicas para a garantia dos direitos de aprendizagem matemática. 2015. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências na Educação Básica) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Duque de Caxias, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/264
Data de defesa: 19-May-2015
Appears in Collections:Coleção de Pós-Graduação em Ensino das Ciências

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