Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/265
Tipo do documento: Dissertação
Título: Propostas para o ensino dos grupos vegetais acervo botânico e chave de identificação interativa Duque de Caxias
Autor: Rodrigues, Míria Simões de Araújo
Primeiro orientador: Miguel, João Rodrigues
Primeiro membro da banca: Miguel, João Rodrigues
Segundo membro da banca: Frutuoso, Valber da Silva
Terceiro membro da banca: Martins, Herbert Gomes
Quarto membro da banca: Wetzel, Maria Luiza Ribeiro
Resumo: No ensino de Botânica, os conteúdos são abordados sob a valorização de termos científicos, descontextualizados tornando-se distantes do cotidiano. Tal fato, não permite aos alunos enxergarem as plantas como seres tão importantes, causando a eles uma visão distorcida das mesmas. Diante destas observações e de outras situações, constata-se um nível alto de desmotivação dos alunos em aprender e, até mesmo, nos professores em ensinar essa disciplina tão essencial. Logo, a partir destas premissas a pesquisa teve como objetivo desenvolver o estudo da Botânica, no que se refere aos conceitos, evolução e classificação dos grupos vegetais, aplicando uma sequência de atividades que envolvessem os alunos de maneira dinâmica e construtiva. A pesquisa contou com a participação de 13 alunos do 2º ano e 10 alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma instituição de ensino particular. Utilizamos o método qualitativo para obtenção dos dados que se constituíram por transcrições dos questionários e da entrevista realizados. Após a análise dos resultados concluímos que a metodologia abordada contribuiu efetivamente, na construção de novos conhecimentos alterando, assim, a percepção equivocada sobre as plantas.
Abstract: In teaching botany, the contents are approached on the appreciation use of scientific terms, decontextualized becoming distant from the everyday. Such fact does not allow students they see the plants so important how to beings, causing them a distorted view of the same. Face of these observations and other situations, there was a high level of demotivation of the students to learn and even to the teachers to teach this discipline so essential. So from these premises the research aimed to develop the study of botany in relation to concepts, evolution and classification of plant groups by applying a sequence of activities involving the students dynamically and constructive manner. The research involved the participation of 13 students of 2nd year and 10 students of the 3rd year of high school of a private school institution. We use the qualitative method to obtain data that formed by transcripts of questionnaires and conducted interviews. After analysis of results, we conclude that the methodology has contributed effectively in the construction of new knowledge by altering thus the misperception about the plants.
Palavras-chave: Educação
Botânica
Ensino médio
Área(s) do CNPq: EDUCAÇÃO
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Grande Rio
Sigla da instituição: UNIGRANRIO
Departamento: Unigranrio::Ensino das Ciências
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: RODRIGUES, Míria Simões de Araújo. Propostas para o ensino dos grupos vegetais acervo botânico e chave de identificação interativa Duque de Caxias. 2015. 75 F. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências na Educação Básica) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Duque de Caxias, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/265
Data de defesa: 30-Nov-2015
Aparece nas coleções:Coleção de Pós-Graduação em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Miria Simoes de Araujo Rodrigues.pdfCompleto2,27 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons