???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/269
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educar financeiramente em situações a-didáticas no município de São João de Meriti/RJ: algumas possibilidades
Autor: Silva, Rosilane Motta da
Primeiro orientador: Lopano, Abel Rodolfo Garcia
Primeiro coorientador: Rodrigues, Chang Kuo
Primeiro membro da banca: Lozano, Abel Rodolfo Garcia
Segundo membro da banca: Rodrigues, Chang Kuo
Terceiro membro da banca: Victer, Eline das Flores
Quarto membro da banca: Villela, Lúcia Maria Aversa
Quinto membro da banca: Kistemann Jr , Marco Aurélio
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar se os alunos agem positivamente e de forma consciente, em situações cotidianas referentes às finanças pessoais, seguindo, portanto, a linha de pesquisa voltada para a Educação Financeira. Para a realização desta investigação, os alunos se depararam com atividades de natureza direta, reflexiva e investigativa, com viés nas técnicas matemáticas. A metodologia da pesquisa seguiu os pressupostos teóricos da Engenharia Didática e os fundamentos teóricos foram subsidiados na teoria das Situações Didáticas, em particular, de situações a-didáticas. Os sujeitos da pesquisa são alunos do terceiro ano do Ensino Médio, de uma escola pública estadual do município de São João de Meriti-RJ. Nessa perspectiva, e pelo fato de ser um Mestrado Profissional, o Produto Educacional é expresso por um material didático, na forma de um livreto, que conta situações cotidianas de uma família, intitulado A Família Dezmedida. Esse livreto propõe dez problemas que acontecem no dia a dia de uma família, ao final de cada capítulo, e o leitor deverá solucioná-los, utilizando seus conhecimentos de Educação Financeira, além de haver atividades complementares, oriundas da dissertação.
Abstract: This study aims to investigate whether the students act positively and consciously, in everyday situations related to personal finances, following therefore the line of a research focused on Financial Education. To carry out this investigation, the students were faced with activities of direct nature, reflective and investigative, with bias in mathematical techniques. The research methodology followed the theoretical assumptions of Didactic Engineering and the theoretical foundations were subsidized in the theory of Didactic Situations, in particular, a-didactic situations. Students of the third year of high school, a public school in São João de Meriti Rio de Janeiro, are the aim of this research. From this perspective, and because it is a Professional Master`s Degree, the Educational Product is expressed as a teaching material in the form of a booklet, which features everyday situations of a family, entitled The Dezmedida Family. At the end of each chapter, this booklet offers ten problems that happen in everyday life of a family, and the reader should solve them, using their knowledge of financial education. Furthermore, the booklet will also show complementary activities coming from the dissertation.
Palavras-chave: Educação
Matemática – Estudo e ensino
Educação financeira
Prática de ensino
Área(s) do CNPq: EDUCAÇÃO
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Grande Rio
Sigla da instituição: UNIGRANRIO
Departamento: Unigranrio::Ensino das Ciências
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: SILVA, Rosilane Motta da. Educar financeiramente em situações a-didáticas no município de São João de Meriti/RJ: algumas possibilidades. 2015. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências na Educação Básica) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Duque de Caxias, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/269
Data de defesa: 29-Sep-2015
Appears in Collections:Coleção de Pós-Graduação em Ensino das Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rosilane Motta da Silva.pdfCompleto2,28 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons