Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/271
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A abordagem da educação financeira nas escolas: uma proposta didática para educação de jovens e adultos nos anos finais do ensino fundamental |
Autor: | Laport, Vanessa de Albuquerque |
Primeiro orientador: | Reis, Haydéa Maria Marino de Sant’Anna |
Primeiro membro da banca: | Reis, Haydéa Maria Marino de Sant’Anna |
Segundo membro da banca: | Souza, Marcele Câmara de |
Terceiro membro da banca: | Lopes, Jurema Rosa |
Quarto membro da banca: | Freitas, Adriano Vargas |
Resumo: | O produto educacional apresentado a seguir é resultado do estudo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências na Educação Básica da Universidade do Grande Rio – UNIGRANRIO, vinculado à linha de pesquisa Ensino das Ciências, relações sociais e a cidadania, aprovado pelo Comitê de ética em Pesquisa da UNIGRANRIO sob CAAE de nº 24710013.0.0000.5283. Teoricamente se coaduna com os estudos de Oliveira (2009), como pesquisadora da Educação de Jovens e Adultos (EJA), e de Fonseca (2008), como pesquisadora de Educação Matemática na EJA. O produto consiste numa sequência de atividades, direcionada à Educação Financeira, desenvolvida como alternativa de promover uma aprendizagem voltada para as questões da realidade do educando e com o propósito de minimizar algumas lacunas recorrentes no histórico escolar de alunos jovens e adultos. As atividades foram desenvolvidas com intuito de promover um diálogo interdisciplinar, tendo o ensino da Matemática e a Educação Financeira como principais elementos motivadores. Os encontros para aplicação do produto educacional aconteceram na turma da etapa V do Ensino Fundamental da EJA de uma escola municipal de Duque de Caxias (que corresponde aos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental).O produto educacional possibilitou um trabalho dialógico interdisciplinar, com uma abordagem que só recentemente começamos a encontrar nos livros didáticos que chegam às escolas, focado nas necessidades dos indivíduos que pertencem a esta modalidade, sem adaptações de outra realidade, priorizando situações desafiadoras pinçadas da vida real. As leituras e análises dos encontros refletem a relevância da pesquisa para a modalidade e encorajam as pesquisadoras a disponibilizarem este material em repositório nacional de objetos de aprendizagem. |
Abstract: | The educational product presented below is the result of the study developed in the Graduate Program in Science Teaching in Primary the University of Rio Grande Education - UNIGRANRIO, linked to the research area of science education, social relations and citizenship approved by the Committee ethics in search UNIGRANRIO under CAAE No. 24710013.0.0000.5283. Theoretically in line with the studies of Oliveira (2009), a researcher of the Youth and Adult Education (EJA), and Fonseca (2008), a researcher of mathematics education in adult education. The product is a series of activities directed to the Financial Education, developed as an alternative to promote a focused learning for educating the reality of issues and in order to minimize some recurrent gaps in the transcript of young students and adults. The curriculum was developed with a view to promoting interdisciplinary dialogue, and the teaching of Mathematics and Financial Education as key motivators. The meetings for the implementation of educational product occurred in the V stage of the class of elementary school of AYE of a municipal school of Duque de Caxias (corresponding to the 8th and 9th grades of elementary school). The educational product enabled a dialogical interdisciplinary work, an approach that has only recently started to find in textbooks who go to school, focused on the needs of individuals belonging to this mode, no other reality adaptations, prioritizing clamped challenging real-life situations. Readings and analysis of the meetings reflect the relevance of research for the sport and encourage researchers to make available this material in national learning object repository. |
Palavras-chave: | Educação Matemática – Estudo e ensino Educação financeira Educação de jovens e adultos |
Área(s) do CNPq: | EDUCAÇÃO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Grande Rio |
Sigla da instituição: | UNIGRANRIO |
Departamento: | Unigranrio::Ensino das Ciências |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências |
Citação: | LAPORT, Vanessa de Albuquerque. A abordagem da educação financeira nas escolas: uma proposta didática para educação de jovens e adultos nos anos finais do ensino fundamental. 2015. 114, [6] f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências na Educação Básica) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Duque de Caxias, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/271 |
Data de defesa: | 26-Fev-2015 |
Aparece nas coleções: | Coleção de Pós-Graduação em Ensino das Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vanessa de Albuquerque.pdf | Completo | 14,3 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons